Significado de Futebol de Várzea

O que é Futebol de Várzea

Futebol de várzea é uma expressão utilizada para designar um tipo específico de jogo de futebol.

O significado de futebol de várzea, porém, não é literalmente futebol, pois existem algumas diferenças estruturais entre o futebol comum, de campo, e o chamado futebol de várzea.

O que é futebol de várzea

O futebol de várzea é um esporte bastante popular no Brasil e define a famosa pelada, ou seja, uma partida de futebol jogada em campos pequenos e/ou que não tenham a estrutura adequada para que o esporte seja praticado.

Outras peculiaridades do futebol de várzea é que os jogadores costumam ser os chamados “atletas de final de semana”, ou seja, não são profissionais, possuem outras profissões no dia a dia e encaram o esporte como um hobby, uma diversão e também uma forma de praticar atividade física.

Refletindo os jogadores e as condições do campo, o futebol de várzea não segue regras restritas e muito raramente tem um juiz.

A expressão surgiu em São Paulo, em campos de futebol que ficavam às margens do Rio Tietê, ou seja, em sua várzea. Daí o nome: futebol de várzea.

Embora o futebol de várzea seja o esporte a nível amador, muitos clubes surgiram a partir daí. Esses clubes são chamados de clubes de várzea.

Além disso, muitos jogadores muito bons foram descobertos enquanto jogavam futebol de várzea, sem pretensão. Por isso, o futebol de várzea ganhou mais popularidade e prestígio, atraindo cada vez mais pessoas para disputarem as partidas.

A importância do futebol do tipo de várzea foi crescendo ao longo do tempo, culminando no mês de julho de 1994, quando foi declarado como patrimônio cultural. Isso aconteceu a partir do tombamento oficial do chamado Parque do Povo, que é o local onde ocorreram os primeiros jogos de futebol de várzea.

 

 

O significado de Futebol de Várzea está na categoria Significados