Significado de Gaiato

O que é - Gaiato

Gaiato é um substantivo e adjetivo masculino, além de ser flexão do verbo gaiatar (na 1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo tem origem no Francês arcaico, com a seguinte etimologia: gai, que significa “alegre, agradável”, que vem possivelmente do Frâncico gahi.

O significado de Gaiato se refere a alguém que é brincalhão, divertido, que adora fazer brincadeiras, que é alegre, engraçado.

Por exemplo:

“Aquele é o gaiato da minha classe, mãe.”

“Apesar de gostar das brincadeiras do aluno gaiato, a professora precisou manda-lo parar.”

Por isso, gaiato é geralmente uma criança ou um jovem que é capaz de divertir, de entreter. É repleto de comicidade, irreverente, bem-humorada.

Gaiato é também aquele que é malandro, leviano, que não tem responsabilidades, que é irrequieto, que gosta de fazer travessuras. É traquinas, travesso, ladino, faceto.

Por exemplo: “Quando não estava agindo como gaiato na escola, Pedrinho jogava bola com seus amigos.”

Gaiata também pode ser aquela pessoa inconvenientemente galhofeira, isto é, que é zombeteira, engraçada, que age com deboche.

Em outras situações, uma pessoa que revela jovialidade pode ser o que significa gaiata.

Gaiato é sinônimo de palavras como:

  • Endiabrado,
  • Folgazão,
  • Maroto,
  • Moçoilo,
  • Zombeteiro.

Gaiato é antônimo de sério.

A expressão “entrar de gaiato” é usada informalmente para designar quando sai-se mal de alguma coisa, que é alvo de logro, quando é enganado.

“Melô do Marinheiro” é uma canção da banda brasileira Os Paralamas do Sucesso do álbum “Selvagem?” de 1986, onde aparece a palavra gaiato, na seguinte parte:

Entrei de gaiato num navio

Entrei, entrei, entrei pelo cano

Entrei de gaiato num navio

Entrei, entrei, entrei por engano.

Existe o filme estadunidense de comédia e fantasia chamado “Um gaiato no navio” (no idioma original é Cabin Boy), lançado em 1994, que aborda as aventuras de um garoto rico e mimado que embarca em um navio pesqueiro acreditando que está indo para o Havaí em um luxuoso cruzeiro.

“O Gaiato” é o nome de um jornal publicado quinzenalmente e fundado em 1944 em Portugal pela organização “Obra da Rua”, que trabalha com a assistência social.

“Bode Gaiato” é o nome de uma página na rede social Facebook, criada pelo brasileiro Breno Melo que se viu entediado durante suas férias, retratando um personagem – um bode de nome Junin – com situações do dia a dia do nordestino.

O significado de Gaiato está na categoria Significados