Significado de Gardenal

O que é Gardenal

Gardenal é o nome de uma marca de medicamento e uma palavra usada popularmente para designar loucura ou para insinuar que uma pessoa é maluca.

O princípio ativo da marca Gardenal é o fenobarbital e esse medicamento é usado no tratamento e na prevenção de convulsões em pessoas e animais.

O gardenal não possui genérico, bem como a marca Hidantal que tem a fenitoína como princípio ativo, ao passo que são medicamentos com preços baixos. Apesar do gardenal aparentemente ter o nome mais popular, o medicamento carbamazepina da marca Tegretol é um dos mais usados em todo o mundo no tratamento de epilepsia.

A epilepsia é um transtorno neurológico que causa ataques irregulares, podendo ser curtos e imperceptíveis ou longos, nos quais o corpo se agita vigorosamente.

O gardenal tem a função de prevenir e amenizar esses ataques nas pessoas, agindo no sistema nervoso central e trazendo tranquilidade, por esse motivo. Também pode ser usado no tratamento para a ansiedade.

Algumas pessoas não reagem ao gardenal ou outros medicamentos semelhantes, sendo a cirurgia a melhor opção, e ela chega a eliminar a epilepsia em 80% dos pacientes.

É feito um exame de vídeo-eletroencefalografia que aponta lesões no cérebro que possam causar as crises, entre outros exames, até se chegar à conclusão se será possível remover as lesões sem causar prejuízo nas funções cerebrais.

Antigamente, por falta de conhecimento da população, os que tinham convulsões ou a doença epilepsia eram considerados loucos e até possuídos por espíritos do mal.

Como tais sintomas eram tratados com gardenal, começaram a associar o medicamento com loucura e esse sentido permanece até os dias atuais.

Muitas pessoas fazem piada com o medicamento quando alguém está nervoso ou age de forma estranha, onde geralmente soltam frases como "fulano está assim porque não tomou o gardenal hoje".

O significado de Gardenal está na categoria Significados