Significado de Gato Escaldado Tem Medo De água Fria

O que é Gato Escaldado Tem Medo De água Fria

Gato escaldado tem medo de água fria é uma expressão popular, mais precisamente um ditado como “água mole pedra dura tanto bate até que fura” ou “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”. O significado de gato escaldado tem medo de água fria é o seguinte: quem tem experiência de vida, é uma pessoa precavida, que não se deixa enganar.

O ditado muitas vezes não é compreendido por causa do termo escaldado presente nele. Trata-se de um termo pouco popular e por isso nem todo mundo sabe o seu significado. Escaldado significa colocado em água fervente, significa entrar em contato com água fervente, ser atingido por água quente.

Assim podemos compreender melhor gato escaldado tem medo de água fria, entendendo que um gato que teve um contato com água fervente, um gato que se queimou com água quente, passa a ter também aversão por água fria, pois o animal não sabe de antemão diferenciar uma da outra, e assim, por uma precaução instintiva, o bichano passa a fugir de todo contato com a água que não seja para matar a sede. Os gatos em geral já têm aversão a banhos, assim o ditado brinca com essa característica dos felinos enaltecendo-a quando refere-se a gatos que tiveram uma má experiência quando do contato com a água.

Gato escaldado tem medo de água fria pode ser ainda melhor compreendido se nos atermos a alguns exemplos: “Eu confiei em você já algumas vezes, agora não acredito mais em você, gato escaldado tem medo de água fria” ou ainda “Você diz que ele é o maior diretor da história do cinema, mas gato escaldado tem medo de água fria, eu nunca mais quero ver um filme desse cara, seus filmes sempre me dão sono”.

O significado de Gato Escaldado Tem Medo De água Fria está na categoria Significados