Significado de Gato Preto

O que é Gato Preto

Gato preto é um animal doméstico com pelagem bastante escura. Normalmente é associado a crenças e supertições como um animal que invoca o azar ou o mau agouro.

O significado de gato preto pode variar muito dependendo da época e da cultura.

Alguns povos consideravam os gatos sagrados e acreditavam que eles traziam sorte. Para os egípcios, por exemplo, os gatos eram animais muito apreciados e venerados, sendo soberanos durante várias dinastias.

Na antiga Pérsia, existia uma crença de que aquele que maltratasse um gato preto estaria maltratando um espírito que só desejava o bem da própria pessoa.

A lenda dizia que os gatos existiam para acompanhar o homem durante o seu tempo na terra e, por isso, eles deveriam ter toda consideração e respeito com esses felinos.    

Sua relação com as coisas malignas surgiu na Idade Média, por volta do século XI, quando ele foi associado à bruxaria, trevas e o demônio. Muito devido a seu hábito de andar ao anoitecer e pela sua cor escura.

Nessa época, muitos acreditavam que os gatos pretos eram bruxas que se transformavam nesses animais como uma forma de escapar da perseguição que sofriam.

Inclusive, o Papa Inocêncio VIII os colocou na lista da inquisição, pois eram considerados seres profanos. Muitos gatos foram queimados pela Igreja Católica nas fogueiras, assim como, as pessoas tachadas de bruxas.

Além das lendas, alguns fatos ocorridos na história acabaram sustentando as várias superstições. Um deles foi o ocorrido com o Rei Carlo da Inglaterra.

Ele possuía um gato preto de estimação e acreditava que ele lhe trazia sorte. O fato é que o gato realmente morreu um dia antes de o Rei ser preso e decapitado.

Uma superstição ainda muito comum hoje é que se um gato preto cruzar o caminho de uma pessoa em uma sexta-feira 13, ela terá muito azar e coisas ruins poderão acontecer nesse dia.

O gato preto de Edgar Allan Poe

Allan Poe narra em seu livro “O gato preto” a história de um homem apaixonado por animais, mas que possuía como favorito um gato preto de nome Plutão.

O personagem tinha problemas com bebidas e acabava descontando toda sua raiva e frustração na esposa e nos animais, porém costumava poupar o gato.

Um dia, chegou embriagado em casa e decidiu matar o gato. Após o ocorrido, fatos sobrenaturais começaram a acontecer na vida dele. Tudo se transforma em caos e ele acaba responsabilizando o gato morto por todas as coisas ruins que surgiam em sua vida, inclusive a morte da esposa. 

O significado de Gato Preto está na categoria Significados