Significado de Geminada

O que é Geminada

Geminada é um adjetivo em português que surge a partir do latim “gemini” que quer dizer, literalmente, “gêmeos”.

O que é Geminada

Geminada ou geminado é um adjetivo que expressa a característica de algo duplicado, de algo que está em pares.

Um dos usos mais frequentes do adjetivo geminada, no dia-a-dia, apresenta-se com a expressão “casa geminada”. Uma casa geminada é um tipo de arquitetura nas quais as casas dividem o mesmo lote e possuem a mesma estrutura simétrica, compartilhando o telhado e parte da estrutura umas com as outras.

Outro uso bastante corriqueiro, mas já mais específico, se dá com a expressão “consoante geminada”, expressão típica dos estudos linguísticos. Consoantes geminadas é como se chamam uma dupla de consoantes, que surge como consequência da maior intensidade na pronúncia daquele fonema. Geminadas ocorriam muito na antiga língua latina e, atualmente, podem ser vistas no italiano. Fonemas com consoantes geminadas soam diferente daqueles com consoante simples.

Geminada x Germinada

É bastante comum que ocorra a confusão entre os adjetivos “geminada” e “germinada”. A confusão acontece devido à semelhança que as duas palavras apresentam, especialmente quando faladas, pois a letra “r”, em alguns sotaques, torna-se aspirada e pouco distinta..

Geminada vem do verbo geminar, que quer dizer duplicar, tornar duplo. Já germinada, vem do verbo germinar, utilizado para significar gerar, nascer.

Por isso, a casa ou a consoante jamais serão germinadas, mas sim geminadas. A semente, por outro lado, é um substantivo que pode vir acompanhado do adjetivo “germinada”.

O significado de Geminada está na categoria Significados