Significado de Gênero

O que é Gênero

Gênero é um substantivo masculino. O termo vem do Latim genus, que significa “raça, extração”.

O que é Gênero:

O significado de Gênero é descrito como o que identifica e diferencia homens e mulheres, isto é, é o que se conhece como o gênero masculino e gênero feminino.

É claro que do ponto de vista tradicional da definição de gênero, o termo pode ser utilizado como o mesmo que “sexo biológico”, afinal sexo masculino e sexo feminino são expressões comuns do cotidiano, que expõe o comportamento de mulheres e homens, sem pensar em problematizar este fato.

Comenta-se da existência de um terceiro gênero – aquele que é adotado como uma identidade social, distinta daquela atribuída ao sexo biológico da pessoa, não podendo definir exatamente nem o sexo feminino nem o sexo masculino. Um exemplo para conhecimento são os eunucos (Hijras), da Índia: eles desempenham um papel de gênero próprio, sem pender para o masculino ou feminino.

Entretanto, pela visão de sociólogos, filósofos e psicólogos, o gênero é aquilo que diferencia socialmente as pessoas, baseando-se em padrões históricos e culturais, que poderão ser alterados, de maneira ilimitada, por ser um papel social. Isso vai contra a definição das ciências biológicas, pois, nos estudos desta área, o termo gênero se conceitua como a classificação científica e agrupamento de seres vivos – estes organismos vivos reúnem-se com espécies vizinhas, que possuem características morfológicas e também funcionais constantes.

Isso quer dizer que, para as ciências biológicas, o gênero quando indicado para um grupo da classificação dos seres vivos, procura determinar que há a existência de ancestrais próximos e comuns.

Um exemplo fácil é sobre o homo sapiens: esta é a denominação da espécie humana, sendo que todos os indivíduos humanos pertencem, portanto, ao gênero homo.

Gênero também é uma palavra que pode apontar a maneira de ser ou de fazer.

Por exemplo: “Esta sempre foi o seu gênero de vestir, não é?”

Identidade de gênero

O termo gênero teve seu uso pela primeira vez em 1955, servindo para determinar uma diferença social e psicológica entre homens e mulheres (através do psicólogo John Money).

Entre 1970 e 1980, muitos estudos avançaram, principalmente na área das ciências sociais, e reforçaram a dissociação entre o gênero e as características físicas (como os genitais, por exemplo).

Por isso, a identidade de gênero é a maneira como uma pessoa se identifica na sociedade, entendendo que sexo e gênero são conceitos diferentes, baseando-se nos seus sentimentos individuais e no papel social do gênero.

Isso quer dizer que: a identidade de gênero está associada com a forma que o indivíduo se identifica com determinado gênero (masculino, feminino ou até ambos).

A identidade de gênero não determina, necessariamente, ao sexo de nascimento. Assim, há pessoas que se percebem como homem, como mulher, como ambos e até mesmo com nenhum destes dois gêneros (são os não binários).

Cisgênero é o nome dado para os indivíduos que identificam-se com o seu gênero de nascimento. Já transexual e/ou transgênero são as pessoas que se identificam com um gênero distinto daquele que lhes foi dado no nascimento.

Identidade de gênero não é o mesmo que orientação sexual, pois esta última está associada com a sexualidade, com a atração afetiva e sexual por indivíduos de certo sexo (sendo as definições de bissexualidade, homossexualidade e também heterossexualidade). Já a identidade de gênero, como comentado, é a identificação social com um gênero de uma pessoa.

Ideologia de gênero

Ideologia de gênero é uma definição acerca da classificação da identidade de gênero como uma construção social, ou seja, é a relação dos papéis do gênero como um resultado (como um produto) histórico-cultural e político.

Isso quer dizer que, embora as pessoas nasçam iguais, ao longo da vida estas irão construir sua própria identidade (masculino, feminino ou ambos). Esta ideologia, é claro, não é aceita por grande parte da sociedade, que mantém-se preconceituosa e intolerante.

Gênero textual

O gênero textual é a maneira de organizar as informações linguísticas, levando-se em consideração o objetivo do texto, a função do emissor e também a própria situação comunicativa.

 Na gramática da língua portuguesa, sabe-se que o gênero é um elemento que pode classificar os substantivos, entre os quais os “masculinos”, os “femininos”, “biformes”, entre outros.

O gênero literário, por exemplo, é a série de palavras que se referem à produção das obras literárias, ou seja, que possuem similaridades de forma e conteúdo.

São exemplos: o gênero romântico, épico, dramático, poético, barroco, etc.

O gênero musical é o nome dado para identificar os vários estilos musicais existentes. Por exemplo, o rock, o pop, o dance, o jazz, entre outros.

Já a expressão gêneros cinematográficos abrange aos gêneros de filmes existentes. Por exemplo, os romances, os infantis, os animados, os musicais, os dramas, etc.

O significado de Gênero está na categoria Significados