Significado de Gestão

O que é Gestão

Gestão é um termo que refere-se à atividade de administrar ou gerenciar algum projeto ou atividade, podendo ser um sinônimo de administração. Pode-se dizer que é a gestão que faz com que um empreendimento comercial se torne possível ou mesmo qualquer atividade que exija um mínimo de complexidade em sua execução.

Gestão pode ser entendido então como governar, ordenar, organizar, dispor, dirigir uma situação ou atividade. Contudo, em geral a palavra gestão é empregada com mais frequência no âmbito da administração pública e privada em um sentido institucional.

No sentido institucional e dentro da área do conhecimento conhecida como Administração de Empresas, gestão é o conjunto de tramites que possibilitam resolver ou prevenir problemas organizacionais; é a implementação de medidas racionais e objetivas, bem como o direcionamento de um negócio, de modo que a organização possa atingir suas metas e objetivos.

Como sinônimo de Administração de Empresas, a gestão pode ser compreendida como toda uma gama de prerrogativas, normas, princípios e técnicas que são usadas para dinamizar os fatores que envolvem a produção de um produto ou a prestação de um serviço de modo que a atividade seja executada visando trazer o máximo benefício a organização, lucros e a satisfação de clientes e colaboradores.

A gestão, desde o seu surgimento, tem passado por um processo constante de aperfeiçoamento. O surgimento de uma economia capitalista pós-revolução industrial fez com que empresários e profissionais de área dos negócios passassem cada vez mais a buscar medidas eficazes para solucionar problemas organizacionais e maneiras de se manterem competitivos no mercado. O acúmulo de informações neste campo, reunidas em uma vasta literatura formam o que, do ponto de vista do conhecimento, podemos chamar de gestão.

E assim, como toda área do conhecimento que lida com os seres humanos em sociedade a gestão se alia com outras áreas do saber como a sociologia, a informática, a psicologia, contabilidade, estatística, matemática, sociologia, direito, economia, entre outras, afim de formar teorias amplas e complexas que atendam as demandas da atividade.

Quatro pilares básicos da gestão

Nos estudos no campo da gestão estipulou-se que a atividade possui quatro pilares essenciais:

Estratégia - Podemos dizer que o primeiro pilar da gestão é a estratégia. Todas as ações de uma empresa ou organização precisam ser meticulosamente pensadas e implementadas com inteligência.

Cultura - Em segundo lugar temos a cultura organizacional. Toda gestão está inserida em uma cultura interna e externa à organização e nesse sentido toda a sua atividade deve ser executada de modo a não chocar com os valores e costumes vigentes.

Estrutura - Na sequência temos a estrutura organizacional. Toda empresa está organizada de forma estrutural vertical e horizontalmente, cuidar para que todas as partes da empresa trabalhem de forma sinérgica é um dos fundamentos da gestão.

Execução – levando em consideração tudo o que já dissemos aqui o gestor deve por último executar a sua tarefa, tomando decisões, delegando tarefas, ousando quando assim entender oportuno, sendo conservador em outros momentos.

Tipos de Gestão

Podemos identificar diferentes tipos de gestão conforme a área de atuação em que ela é empregada. Temos, por exemplo, a gestão social, que trabalha com foco na promoção do bem-estar e da boa convivência entre os indivíduos na sociedade; temos a gestão de projetos com foco na otimização na realização de um dado projeto de uma organização; podemos citar ainda a gestão ambiental, preocupada com as questões do meio-ambiente, ecologia e sustentabilidade e etc.

 

O significado de Gestão está na categoria Significados