Significado de Gestão de Pessoas

O que é Gestão de Pessoas

Gestão é a administração, devendo ser aplicada a todos os setores econômicos e produtivos para conseguir os melhores resultados para a empresa.

O que é Gestão de Pessoas?

Quando nos referimos à Gestão de Pessoas, estamos nos direcionando para a administração de recursos humanos, através de um conjunto de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com os critérios necessários, tendo o objetivo de valorizar e alocar com competência o capital humano e gerir com habilidade os comportamentos internos.

A Gestão de Pessoas deve ter a participação e o envolvimento de todos os colaboradores da empresa, buscando manter o foco e o empenho na melhoria contínua das capacidades da instituição e dos profissionais nela inseridos.

A Gestão de Pessoas não pode ser confundida com o setor de Recursos Humanos, embora o setor de RH deva ser o responsável pelas técnicas e pelos mecanismos utilizados pela empresa, buscando a valorização dos profissionais contratados. A Gestão de Pessoas, portanto, deve ter o direcionamento do RH, tendo a participação de gestores, de diretores e dos encarregados, já que se trata de uma área que exige capacidade de liderança.

Dentro da empresa, a Gestão de Pessoas é elemento essencial para criar o bom relacionamento entre a organização e os colaboradores. A retenção do capital humano tornou-se, ao longo do tempo, uma poderosa arma para as organizações, tornando o relacionamento mais humano, mais agradável, mantendo menos processos burocráticos e acatando as sugestões dos colaboradores.

Existem no mercado, atualmente, empresas que se utilizam das técnicas de Gestão de Pessoas dentro dos padrões exigidos, embora algumas delas ainda queiram colocar essas técnicas como benefícios, e não como parte do conjunto dos processos que envolvem a empresa. A Gestão de Pessoas exige que todos os integrantes estejam devidamente preparados, mantendo a maleabilidade para as necessidades de cada empresa.

Desta forma, para a empresa, não é apenas criando ações grupais na tentativa de agradar os colaboradores que se faz uma boa Gestão de Pessoas. A empresa deve incluir ferramentas que propiciem a completa satisfação de seus empregados, criando condições para ter uma visão agradável para os clientes e para os fornecedores, mostrando-se como uma organização que respeita o capital humano que possui.

A Gestão de Pessoas exige excelente aplicação, quando pode fornecer resultados satisfatórios seja para a empresa, seja para os colaboradores.

Assim, é possível criar uma maior responsabilidade na formação dos profissionais, criando condições de desenvolvimento e de colaboração, para o crescimento da empresa e dos profissionais que nela trabalham.

Gestão de Pessoas por Idalberto Chiavenato

Uma das obras mais conhecidas na literatura profissionalizante, dentro da área de recursos humanos e tratando do assunto, é “Gestão de Pessoas”, escrito por Idalberto Chiavenato. O autor é especialista na área de administração de empresas e de recursos humanos e seus livros são referência para administradores de empresas do Brasil, da América Latina e de Portugal e Espanha, onde os mesmos foram lançados.

Idalberto Chiavenato tem entre suas obras, inúmeras que tratam de Gestão de Pessoas, como “Administração de Recursos Humanos”, “Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos”, “Gerenciando as Pessoas”, entre outras.

Gestão de Pessoas nas organizações

A nova visão de Gestão de Pessoas exige que o capital humano seja valorizado dentro das empresas, já que são os colaboradores que oferecem o suporte necessário para o desenvolvimento e crescimento das mesmas.

Os gestores entenderam essa nova posição e atuam com as técnicas de Gestão de Pessoas para proporcionar melhores condições de desenvolvimento para os profissionais, que, em contrapartida, oferecem o melhor de suas capacidades e habilidades para a empresa em que trabalham.

Gestão de Pessoas no setor público

O setor público, pelas suas próprias características, exige algumas particularidades na aplicação de técnicas de Gestão de Pessoas. Diferente do setor privado, quando o gestor contrata profissionais que tenham as características necessárias para cada função, o setor público exige a contratação de profissionais através de concursos públicos.

Dessa forma, no setor público as ações de Gestão de Pessoas voltada para o desenvolvimento profissional devem se pautar pelo progresso na carreira, oferecendo condições melhores para os profissionais que mais se empenham em suas funções e que buscam o aprendizado de outras.

No setor público, os responsáveis pela Gestão de Pessoas devem buscar novos meios para motivar os funcionários públicos, fazendo com que se sintam parte integrante e importante do órgão em que atuam.

Essa condição, certamente, oferece melhor desempenho na atuação profissional, mantendo a Gestão de Pessoas a responsabilidade de práticas de gerenciamento, de planejamento, de recompensas e de avaliação, criando e mantendo um ambiente profissional positivo para o órgão público.

O significado de Gestão de Pessoas está na categoria Significados