Significado de Ginástica de Trampolim

O que é Ginástica de Trampolim

A Ginástica de Trampolim surgiu na Idade Média, com movimentos feitos pelos acrobatas e trapezistas de circos que usavam tábuas de madeira flexíveis, onde realizavam saltos incríveis.

Não há uma data específica de como e nem de onde exatamente se originou este tipo de ginástica.

A ginástica de trampolim foi efetivamente aceita como modalidade esportiva no ano de 1936 por George Nissen. Essa nova modalidade de esporte foi incluída na grade escolar de educação física e chegando a fazer parte de treinamentos militares, de paraquedistas, pilotos de avião e até mesmo de astronautas.

Atualmente, o trampolim (cama elástica) se tornou uma febre nas academias do mundo todo, fazendo com que seus movimentos e seus altos impactosajudem as pessoas a queimarem muitas calorias.

Em 1997, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a inclusão do Trampolim como Modalidade Olímpica. Mas, o trampolim acrobático só se tornou uma modalidade esportiva de competição nos Jogos Olímpicos de 2000 em Sydney, na Austrália.

Tendo como grandes vitoriosos países, comoUcrânia, Canadá, Rússia, China, Alemanha e Uzbequistão. Tanto na categoria masculina quanto feminina.

O trampolim como modalidade esportiva é dividida em 4 provas:

  • Trampolim individual;
  • Trampolim sincronizado;
  • Duplo minitrampolim;
  • Tumbling.

A modalidade individual é a única prova considerada olímpica. Nela o atleta utiliza uma cama elástica, onde realiza uma série de 20 elementos técnicos aéreos, ininterruptos. Sendo 10 séries em um primeiro momento e 10 séries no final.

Dentre os saltos existentes selecionamos 10 estilos e seusmovimentos fundamentais:

  • Front - mortal para frente;
  • Front full - mortal para frente com uma pirueta;
  • Full - mortal para trás com pirueta;
  • Back - mortal para trás. Todo mortal tem sua posição, que pode ser: tuck (grupado), pike (carpado), straith (esticado) ou puck(grupado mais aberto) que só é usado em rotação acima de duplos com mais de uma pirueta;
  • Barani - mortal para frente com meia volta;
  • Cody - mortal para trás partindo da posição frontal;
  • Side - mortal de lado;
  • Round-off - rodante, árabe ou rondada;
  • Handspring – conhecido também como salto de mãos para trás ou flic;
  • Wipe out – queda.

Trampolim sincronizado é quando dois atletas realizam ao mesmo tempo, cada um em seu trampolim e com 2 metros de distâncias entre eles, os mesmos movimentos que são realizados nosalto individual.

O Duplo minitrampolim, como o próprio nome diz, é um trampolim menor, onde o atleta deve realizar uma pequena corrida e saltar sobre o aparelho antes de realizar os movimentos necessários. Nessecaso há dois tipos de movimentos e em cada movimento deve haver duas passadas iniciais e duas passadas finais. Todas as passadas devem ser diferentes.

 No Tumblingsão executados quatro passadas com oito elementos. Em cada uma das passadas é realizada um movimento acrobático diferente e ritmado. Há duas passadas iniciais e duas passadas finais e são realizados em uma pista de 26 metros.

Nas regras da ginástica de trampolim há duas categorias: sendo a masculina e feminina.

Como foi mencionado acima, o atleta pode realizar seus exercícios em vários trampolins diferentes, porém para os dos jogos Olímpicos só é aceito o trampolim individual.

Normalmente os trampolins são feitos de nyloncom telas que medem 4,28 por 4,16 metros, onde os atletas realizam seus exercícios.

Os saltos devem chegar a uma altura de 6 metros e ter 20 regras diferentes e elementos técnicos limitados.

Antes de sua apresentação o acrobata pode realizar alguns saltos para aquecimento e também para alcançar a altura necessária para realizar os exercícios adequadamente.

É necessário alcançar os 6 metros de altura e realizar os 20 elementos técnicos diferentes e sem interrupções da série que está sendo realizada.

Na parte inicial são as 10 séries obrigatórias e na parte final 10 movimentos livres. Sendo que as 10 primeiras são classificatórias para a etapa final.

São 16 atletas disputando a primeira fase e 8 somente na segunda e última fase. Sendo que somente na última fase o atleta poderá realizar seus movimentose outros exercícios livremente.

Na pontuação da ginástica de trampolimhá cinco árbitros que dão notas de até 10 pontos. A maior nota e a menor nota são descartadas, somando somente a notas dos outros três árbitros restantes.

Há a execução técnica e a dificuldade dos movimentos, onde dois árbitros avaliam a dificuldade dos movimentos e os outros a execução.

A ginástica de trampolim chegou ao Brasil em 1974, quando o campeão mundial, o alemão Hartmut Richle, esteve no país para ensinar as técnicas acrobáticas.

Essa nova modalidade de esporte interessou muito o paulista José Oliveira Martins que acabou indo para a Alemanha aprender mais sobre o Trampolim. Essa modalidade foi bastante propagada entre os brasileiros.

 No Brasil, o trampolim estava filiado à CBTEA (Confederação Brasileira de Trampolim e Esportes Acrobáticos). Mas, a partir de 1999, o trampolim do Brasil foi incorporado ao FIG (Federação Internacional de Ginástica).

Quando falamos em trampolim no Brasil, os melhores atletas são de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, onde encontraremos alguns medalhistas mundiais.  

O significado de Ginástica de Trampolim está na categoria Significados