Significado de Ginástica Laboral

O que é Ginástica Laboral

Ginástica laboral é uma modalidade de atividade física voluntária, feita com ostrabalhadores no próprio local de trabalho.

A ginástica laboral é uma pausa feita pelos trabalhadores parapraticar alguma atividade física leve, com intuito de evitar lesões por atividades repetitivas.

O trabalho quando é repetitivo contribui para o surgimento de doenças como a LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Os exercícios propostos na ginástica laboral visam evitar que doenças como essas ocorram com os funcionários, evitando-se assim, a falta ao trabalho por problemas de saúde.

A ginástica é baseada em movimentos delicados de relaxamento, alongamento, reeducação postural, controle e percepção corporal e respiração. Várias partes do corpo são alongadas, como cabeça, tronco, membros superiores e membros inferiores.

São atividades de baixo impacto e feitas por um curto período de tempo. Onde há um exercício específico para cada atividade desenvolvida pelo empregado.

A ginástica laboral tem como finalidade desenvolver benefícios como o alívio ao stress e melhora da postura corporal.

Vejamos os benefícios que ocorrem com a prática dessas atividades físicas.

Para os funcionários:

·         Causa sensação de bem estar e disposição para o trabalho;

·         Previne e combate o sedentarismo, ansiedade e até mesmo a depressão;

·         Diminui inflamações e traumas;

·         Reduz tensões musculares;

·         Melhora e eleva o desempenho funcional;

·         Ajuda nas relações sociais;

·         Ajuda no trabalho em equipe;

·         Desperta até mesmo o interesse em assumir novas lideranças.

Para a empresa:

·         Maior produtividade do funcionário;

·         Diminuição do número de licenças e lesões;

·         Redução de gastos.

Há três etapas na ginástica laboral: a fase inicial, a fase compensatória e a última fase, o relaxamento.

Na fase inicial é feita a preparação do trabalhador, onde é feito o aquecimento dos músculos que ele utilizará durante o dia. Dessa forma ele consegue desenvolver com mais ânimo e disposição sua jornada de trabalho.

Na fase compensatória, que é durante o expediente, ele interrompe por alguns minutos o que estava fazendo para mais uma vez alongar e exercitar as partes do corpo que mais utiliza durante o dia. 

O relaxamento é a última etapa do dia, onde a pessoa após uma jornada exaustiva e estressanterealiza exercícios para que os músculos não criem microlesões que poderão se tornar mais graves com o passar do tempo.

Compartilhe este significado: