Significado de Gincana

O que é Gincana

Gincana é o substantivo feminino que dá nome a um conjunto de provas nas quais os concorrentes seguem um percurso complicado de etapas e barreiras ou uma competição na qual os participantes realizam provas que testam suas habilidades. Alguns exemplos são provas de bicicleta, carro ou moto.

A palavra gincana tem origem indiana e geralmente é uma competição recreativa dividida em diversas provas consideradas um pouco extravagantes e sem utilidade prática. Inicialmente, a gincana era um jogo entre indianos que competiam montados em um cavalo.

Além de testar as habilidades mentais e físicas nas provas, uma gincana pode acontecer simplesmente com o objetivo de diversão descontração e para unir os participantes onde as equipes adversárias fazem uma disputa saudável.

Uma gincana pode ser praticada por pessoas de todas as idades, mas normalmente são mais populares entre as crianças. Várias instituições de ensino costumam organizar as chamadas gincanas escolares, onde os pequenos estudantes podem interagir entre si, brincar e competir ao mesmo tempo.

Para tornar a gincana ainda mais divertida, as equipes costumam criar "gritos de guerra", para imprimir a sua característica e motivar todos os membros do time.

Tipos de gincanas mais comuns

Caça ao tesouro: Os organizadores da prova criam pistas e as escondem. As equipes vão encontrando e desvendando as pistas uma a uma até que cheguem finalmente ao tesouro.

Perguntas e respostas: São feitas perguntas de temas variados e a equipe vencedora é aquela que tiver o maior conhecimento.

Charada: É uma gincana de adivinhação, que também pode incluir os mais variados temas e as equipes têm de "matar uma charada".

Competição esportiva: os participantes se dividem em times onde têm que vencer o esporte escolhido, como por exemplo, um percurso motorizado, uma competição aquática, ou as brincadeiras mais populares como cabo de guerra, corrida de saco ou equilibrar um ovo sobre uma colher segurada entre os dentes.

 

O significado de Gincana está na categoria Significados