Significado de Glamour

O que é Glamour

Glamour é um termo proveniente de Grammar – gramática - e pertence ao dialeto escocês. Sendo depois incorporado ao inglês. Grammar significa feitiço, encantamento ou magia.

Na era medieval, poucas pessoas sabiam ler e escrever. Somente alguns dominavam os conhecimentos gramaticais e quem obtinha essa sabedoria era considerado um feiticeiro ou um mago.  

Na Língua Escocesa, a palavra era grafada com “L” em vez de “R”, isto é, “GLAMMAR”, sendo mais tarde transformada em “GLAMOUR”.

O significado de glamour atualmente tem sentido de requinte, beleza, charme, encanto. Ele é usado para designar uma pessoa muito atraente e sofisticada.

Essa definição começou a tomar corpo nos anos de 1930 e 1950. O cinema americano sempre mostrava atrizes impecáveis, bem maquiadas, muito bem arrumadas, com joias maravilhosas. Por este motivo, o glamour é associado à beleza e principalmente à moda.

Geralmente, esse termo está também ligado à riqueza, ao bom gosto e às pessoas de classe social mais bem sucedida, ou seja, com um poder aquisitivo maior.

Existe também na sociedade um tipo de arte conhecida por “Fotografia Glamour”. Essa arte faz uma mistura entre fotos elegantes com certo erotismo, ou seja, é uma junção entre os dois conceitos, nada explícito. É bem sutil e, nesse caso, o artista utiliza jogo de luz, adereços e outras estratégias para despertar a sensualidade nas obras.

Glamour é o nome de uma famosa revista mensal americana que em 1939 era conhecida pelo nome de “Glamour of Hollywood”. Seu principal público é o feminino. Ela está presente em países como Portugal, França, Espanha, Reino Unido, entre outros.

No Brasil, a empresa de cosméticos e perfumes “O Boticário” lançou uma linha de perfumes e cremes com esse nome. Essa coleção foi lançada para homenagear as mulheres pelo seu dia, 8 de março, Dia Internacional das Mulheres.

O significado de Glamour está na categoria Significados