Significado de Globalização

O que é Globalização

Globalização é o processo de transformações na ordem política e econômica que estão presentes no mundo desde o final do século XX.

Esse conjunto de transformações criou pontos em comum na ordem social, econômica, política e cultural resultando em um mundo interligado, ou seja, formou-se uma Aldeia Global.

Globalização significa a integração entre países e pessoas de todo o mundo.

A globalização engloba países pobres, ricos, grandes e pequenos e alcança todas as áreas da sociedade, e sendo um fenômeno tão envolvente, ela exige novas maneiras de pensar e enxergar a realidade.

O que foi a globalização

Depois da Revolução Industrial, surgiu o movimento da globalização e esta ganhou força no final do século XX. Foi resultado da consolidação do capitalismo, a quebra de fronteiras dos grandes avanços tecnológicos e contribuiu para expandir o fluxo comercial mundial.

O processo de globalização é uma maneira de os mercados de países diferentes aproximarem e interagirem pessoas e mercadorias.

Essa expansão capitalista é uma forma de facilitar a comunicação entre países e pessoas, e também de facilitar a entrada e saída de produtos.

O mundo globalizado se deu principalmente devido aos avanços tecnológicos na área das telecomunicações e da informática. Esses fatores foram determinantes para essa construção.

Globalização e o meio ambiente

O crescimento das cidades e do consumo trouxe impactos na sociedade, fazendo com que a parte negativa do processo de globalização surgisse na questão do meio ambiente.

Os interesses do capitalismo com economia baseada em benefícios para as empresas fazem com que ocorram explorações de matérias-madosaprimas da natureza de forma insustentável, causando contaminação e poluição do meio ambiente.

Globalização econômica

A necessidade de união resultante da globalização fez com que diversos países que buscavam uma associação econômica se unissem para formar os conhecidos blocos econômicos.

Os blocos econômicos são os países que se juntam a fim de criarem uma forma de estreitar as barreiras tornando mais fácil as transações comerciais entre eles.

Globalização do crime

Outra consequência das transformações socioeconômicas é o aumento da prática de diversos tipos de crime.

Assim como a economia tem passado pelo processo de globalização, o crime também.

Isso se deve ao fato da diminuição nos obstáculos para a movimentação de pessoas, dinheiro e produtos/mercadorias entre os países, o que facilita o acesso de pessoas envolvidas em crime como, por exemplo, tráfico de drogas e pedofilia.

Teoria da globalização segundo Milton Santos

Milton Santos, um famoso geógrafo brasileiro, sugere que fosse criada uma globalização solidária centrada em valores e que não tivesse relacionada à hegemonia, mas sim em prol do desenvolvimento da cidadania.

Milton Santos foi quem fez uma análise crítica sobre o impacto da globalização sob os aspectos financeiros e culturais presentes atualmente no mundo.

Em um dos últimos livros de Milton, ele coloca como proposta a criação de um mundo diferente e que a globalização fosse estruturada para promover a qualidade de vida às pessoas por meio de práticas “agradáveis e sustentáveis”.

Segundo Milton Santos, uma das desvantagens da globalização é a concentração da riqueza que gera desigualdade.

Somente cerca de 25% dos investimentos internacionais são destinados às nações em desenvolvimento e a maior parte do dinheiro fica com os países em maior nível de desenvolvimento.

Outra desvantagem da globalização indicada por alguns economistas atuais é o aumento do desemprego, tendo como causa a revolução científica e tecnológica dos últimos tempos.

Globalização cultural

A globalização cultural é o meio no qual se desenvolvem a troca, ou intercâmbio, das diferentes culturas dos vários países.

Globalização no Brasil

A globalização também chegou ao Brasil que hoje em dia se beneficia e também sofre com as desvantagens dela.

O auge da globalização foram os diversos avanços tecnológicos que trouxe melhorias nos meios de comunicação. Esse foi um dos aspectos que contribuiu para que se desenvolvesse a globalização no Brasil resultando no que é hoje.

Globalização financeira

A globalização chegou também na área das finanças. Grandes negociadores de mercado estão sempre atentos às notícias do mundo.

A globalização financeira é capaz de fazer com que as notícias gerem impactos rapidamente nos títulos negociáveis em qualquer mercado do mundo.

Os investidores e especuladores sempre buscam segurança, rentabilidade e liquidez, por isso constantemente ocorre a migração de investimentos.

O significado de Globalização está na categoria Significados