Significado de Glossário

O que é - Glossário

Glossário é um substantivo masculino que deriva do Latim glassarium, que significa “coleção de glosas” e do Grego glosa que é “palavra obscura ou obsoleta, linguagem, língua”.

O significado de glossário é um tipo de dicionário específico para palavras e certas expressões que são pouco conhecidas pelas pessoas.

Sua origem é antiga e, na Renascença e Idade Média, era chamado de glosas, aparecendo na parte final de algum manuscrito ou enfeixada num volume próprio de anotações. Trazia os sentidos das palavras obscuras e antigas que eram encontradas nos textos.

Até os dias de hoje, geralmente aparece nas partes iniciais ou finais de uma obra literária, em ordem alfabética e mostrando as acepções corretas das principais palavras “peculiares” da obra.

Nesses casos, os glossários também podem servir para mostrar a explicação de expressões – neologismos – criados pelos autores e que não puderam ser explicados durante o texto.

Há também o glossário bilíngue que, como o nome já diz, é composto por partes em dois idiomas diferentes, onde os termos de um idioma são explicados na segunda língua ou indicado por sinônimos – ou quase-sinônimos.

Ainda temos o core glossary, também chamado em alguns casos de dicionário com definições de conceitos recém-chegados ou outros em um campo de estudo ou idioma, um pequeno vocabulário de estudo, podendo contar com metáforas úteis.

Na área da Informática, glossário é um tipo de utilitário de processadores de texto onde é possível registrar frases e expressões bastante usadas, de modo que possamos inseri-las de maneira rápida e eficiente no texto.

Em alguns casos – como trabalhos acadêmicos ou científicos – os glossários são algo crucial para o bom entendimento do mesmo, ajudando o leitor na compreensão dos conceitos e termos existentes nele.

São sinônimos de glossário:

  • Dicionário
  • Léxicon
  • Elucidário
  • Léxico
  • Vocabulário

Glossário não possui antônimos.

É importante lembrar que os tipos de glossários são diversos, principalmente os glossários de assuntos específicos, como glossários de finanças, direito, medicina, administração e etc. Esses tipos de glossários contam com conceitos e explicação de termos técnicos que geralmente são bastante usados por profissionais da área.

No geral, um glossário é uma reunião de conceitos relevantes e importantes de um certo campo de ação, e por esse sentido é muitas vezes relatado para noções de ontologia. Nos dias atuais já existem métodos automáticos que tem sido desenvolvidos para transformar glossários em ontologias, léxicos computacionais e terminologias de qualquer um ramo tecnológico.

Glossário em inglês pode ser glossary, vocabular ou gloss.

O significado de Glossário está na categoria Significados