Significado de Gnomo

O que é Gnomo

Gnomo é um termo comumente associado a lendas originárias dos países nórdicos, mas cogita-se que sua origem tenha raiz nas tradições orientais. A origem e o significado de gnomo são incertos, mas acredita-se que venha da associação de dois termos grego, Gê (Terra) + Nómos (espirito, divindade), e esteja relacionada à ideia de habitantes subterrâneos místicos.

O que é Gnomo

Apesar da existência de seres com suas características ser registrada por diversas civilizações desde a antiguidade, foi somente no século IV D.C. que a lenda nórdica passou a circular nos países baixos.

Há também aqueles que acreditam ser uma palavra cujo significado deriva do termo gnosis, cujo significado é saber, pois são seres comumente relacionados à sabedoria e à natureza.

Na tradição nórdica, os gnomos são descritos como seres de pequena estatura, ou mesmo anões, que habitam as profundezas da terra e vivem no interior das montanhas, explorando minérios e riquezas naturais.

Gnomos e duendes são tidos como seres mitológicos, mas apresentam diferenças. Os gnomos são considerados seres parecidos com os humanos, e não existem gnomos verdes, mas sim duendes verdes.

Uma das descrições mais conhecidas desses seres foi realizada pelo alquimista suíço Paracelsus, no século XVI, o qual classificou os gnomos como espíritos da terra, ou “pigmaci”, pertencentes à classe dos seres elementais.

Segundo Paracelsus, existem gnomos reais, são seres com aproximadamente 2 palmos de altura, que habitam lugares localizados entre o mundo terreno e o espiritual.

Não são visíveis aos olhos humanos, pois os sentidos dos seres humanos são subdesenvolvidos e impossibilitam visualizar a matéria que constitui os gnomos. Além de serem muito ágeis e rápidos, conseguem atravessar a matéria densa, como as rochas e pedras.

Normalmente o significado de gnomo está associado à proteção da natureza e ao equilíbrio de energias, existindo pelo menos 6 tipos: gnomo do amor, gnomo da criatividade, gnomo da casa, gnomo da sabedoria, gnomo de jardim, gnomos da floresta.

Na atualidade os gnomos estão cada vez mais em alta.

 Além de habitar nossos jardins, serem motivos de campanhas na França, os gnomos são temas de jogos eletrônicos, como o gnomaria.

Neste jogo são utilizados recursos avançados e complexos que envolvem cubos e a construção de ambientes utilizando recursos naturais. O objetivo é comandar um grupo de gnomos e construir um império.

O significado de Gnomo está na categoria Significados