Significado de Gnose

O que é Gnose

Gnose é um substantivo feminino com origem na palavra grega gnosis, que provém do verbo gignósko, que significa “conhecer”.

O que é Gnose:

O significado de Gnose quer dizer, de acordo com sua origem, “conhecimento”.

Gnose pode ser explicado como um conhecimento espiritual que tem como adeptos os gnósticos – os cristãos primitivos sectários do gnosticismo.

A gnose, para os gnósticos, é um conhecimento que está inserido na essência do ser humano. Esse conhecimento é intuitivo e misterioso. A busca por esse conhecimento não é o mesmo que a busca pelo conhecimento científico, racional ou intelectual, mas sim aquele que dá sentido à vida humana.

Isso quer dizer que a gnose é um caminho que guia um indivíduo para a iluminação mística, por meio do conhecimento pessoal que o leva à salvação. É através desse conhecimento que a vida se torna plena de significado, assim como atinge um conhecimento mais profunda da realidade do mundo, pois permite o encontro do homem com a sua Essência Eterna.

O objeto do conhecimento da gnose é Deus, bem como tudo que deriva Dele. Dessa maneira, a existência de um Deus transcendente não é questionada pelos gnósticos, mas o aceitam sem a necessidade de demonstrar sua existência.

O gnosticismo é associado com os ensinamentos esotéricos presentes nas culturas grega e helenística. Ambas culturas afirmam aos seus adeptos que o caminho de salvação tem como alicerce o conhecimento de certas verdades ocultas sobre Deus, o homem e o mundo.

O gnosticismo, embora sempre estivesse presente na sociedade como uma forma de conhecimento, pode ser classificado como uma religião por muitas pessoas, entretanto não é uma religião em si, até porque todas as religiões possuem aspectos gnósticos.

Para o psiquiatra suíço Jung, a gnose e a psicologia estão interligadas e os gnósticos eram os psicólogos, já que a gnose abordava um conhecimento com teor psicológico – que estaria associado ao inconsciente.

Para Jung: “A gnose é, indubitavelmente, um conhecimento psicológico, cujos conteúdos provêm do inconsciente. Ela chegou às suas percepções através de uma concentração da atenção sobre o chamado “fator subjetivo” que consiste, empiricamente, na ação demonstrável do inconsciente sobre a consciência. Assim se explica o surpreendente paralelismo da simbologia gnóstica com os resultados a que chegou a psicologia profunda”.

A gnosiologia é o nome da área da Filosofia que estuda os fundamentos do conhecimento humano.

Gnose e maçonaria

Embora não seja considerada uma religião, a maçonaria possui relações com a gnose, pois ela tem como objetivo alcançar o conhecimento integral (isto é, o profundo conhecimento em diversas áreas).

Dessa forma, pode-se considerar que a maçonaria possui semelhanças com o gnosticismo pelo interesse em alcançar conhecimento. A gnose é relevante para a maçonaria, portanto.

O significado de Gnose está na categoria Significados