Significado de Gonorreia

O que é Gonorreia

Gonorreia é um substantivo feminino. O termo se origina do Grego gonos, que significa “geração, semente” mais rheon, que quer dizer “fluir, escorrer”.

O que é Gonorreia:

O significado de Gonorreia classifica uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), mais especificamente uma infecção ocasionada pela bactéria neisseria gonorrhoeae (ou gonococo).

A doença, que também é chamada de blenorragia, se prolifera em regiões quentes e úmidas do corpo humano, sobretudo na uretra. A infecção pode ser transmitida por contato oral, vaginal ou anal – por isso, ânus e falange podem ser comprometidos; por isso, a forma mais frequente de transmissão ocorre por meio das relações sexuais.

Os bebês, por exemplo, correm risco de serem infectados ainda quando estão dentro do útero ou no momento do parto, podendo se apresentar, nesse caso, como uma conjuntivite gonocócica (conjuntivite purulenta) – em recém-nascidos.

Além da falta de uso da camisinha nos atos sexuais, outros fatores de risco para ser contaminado pela gonorreia são:

  • Ter diversos parceiros sexuais,
  • Ter um parceiro que tenha histórico de qualquer infecção que seja sexualmente transmissível,
  • Pouca idade, 
  • Fazer uso abusivo de substâncias ilegais e álcool – estão associados com o sexo desprotegido.

Os agentes causadores da gonorreia, os gonococos, se multiplicam rapidamente nas mucosas dos órgãos genitais e podem acabar se espalhando por outros órgãos, como é o caso da próstata, vesículas seminais e testículos (em homens) e no útero (em mulheres).

Quando a infecção alcançar os vasos sanguíneos, acontece o que se chama de gonococcemia. Já quando atingir as articulações, será um reumatismo blenorrágico.

Obviamente, a prevenção se dá por meio da utilização de camisinha, independentemente do tipo de contato sexual (vaginal, anal ou oral). Se o(a) parceiro(a) for diagnosticado(a) com gonorreia, é fundamental não ter relações sexuais até que este(a) esteja completamente tratado(a).

Se um parceiro não foi devidamente tratado, futuramente a doença pode voltar.

Sintomas

A gonorreia geralmente se apresenta com sintomas logo nos primeiros cinco dias após o contágio com um parceiro contaminado, mesmo que em alguns casos, a doença possa passar despercebida. Os sintomas dessa doença infecciosa aparecem principalmente na região genital e também em outras partes do corpo.

Homens e mulheres possuem alguns sintomas e sinais semelhantes (como a irritação na zona genital), enquanto outros distintos. De similares, estão:

  • Ardor e dor ao urinar,
  • Coceira, secreção de pus e sangramentos pela região anal,
  • Dor, sensibilidade à luz e secreção de pus por um ou pelos dois olhos,
  • Dor e dificuldade em engolir, bem como existência de placas amareladas na garganta,
  • Vermelhidão, inchaço e dor nas articulações – se esta for afetada pela doença.

Nos homens, os sintomas mais frequentes são: a secreção purulenta pela uretra e dor e inchaço em um dos testículos.

Nas mulheres, destacam-se o aumento do corrimento vaginal, sangramento (fora do período menstrual), dor pélvica e dores abdominais.

Tratamento

O tratamento de uma pessoa com gonorreia visa curar a infecção, além de procurar interromper o ciclo de transmissão desta doença. Utiliza-se antibióticos, já que se trata de uma doença bacteriana.

Para os bebês, há um medicamento imediato que é aplicado por pediatras logo após o parto, diretamente nos olhos do recém-nascido para que se evite a infecção. Se ele desenvolvê-la da mesma forma, poderá ser tratado também com a medicação antibiótica.

O acompanhamento após o tratamento também é recomendada.

O significado de Gonorreia está na categoria Significados