Significado de Gospel

O que é Gospel

Gospel é um adjetivo e substantivo masculino. O termo vem do Inglês antigo god, que naquele tempo significava “bom”, mais spell, que é “mensagem, fala”, proveniente do Grego evangelion, que quer dizer “a boa nova”.

O significado de Gospel é, levando-se em conta a sua origem, “evangelho”. Mas sua definição mais conhecida vem do estilo de música e cultos religiosos, cuja origem se dá na comunidade negra norte-americana, sendo caracterizada pelo gênero folclórico, por uma harmonia simples e pela intensa influência do blues.

Essa ideia de “gospel” surgiu nos Estados Unidos graças ao cotidiano dos cultos de adoração ao Senhor.

Por extensão, gospel é o evangelho – os ensinamentos de Jesus Cristo -, basicamente o nome dado aos quatro primeiros livros do Novo Testamento presentes na Bíblia.

Como adjetivo, gospel pode se referir ao que é relacionado a esse estilo, uma outra forma de denominar aquilo que é associado ao evangélico.

Por exemplo:

“Minha mãe adora esse cantor gospel.” (Poderia ser chamado de “cantor evangélico”)

“Meus vizinhos tocam música gospel.” (Poderia ser “música evangélica”)

Música Gospel

Música Gospel é o mesmo que “música evangélica”, muito embora a música gospel original tenha englobado diversos tipos. No geral, tais músicas irão transmitir mensagens glorificantes e que falem de Deus e Jesus Cristo.

É importante não confundir a gospel com a música cristã, também bastante comum nos Estados Unidos. Em território brasileiro, ambas são consideradas praticamente equivalentes.

Hoje em dia, a música gospel é um estilo musical presente no mundo inteiro. Por curiosidade, até possui sua própria parada de sucessos na conceituada revista Billboard, que também oferece um prêmio para os artistas desse gênero, denominado de “Dove Awards”. No Grammy – a maior premiação da música no mundo inteiro – também há um destaque para a música gospel.

No Brasil, a música gospel vem recebendo apoio de algumas emissoras de televisão, especialmente através de programas voltados para o público evangélico. É o caso da Record, da RedeTV! e da Band.

No dia a dia, a música gospel – ou evangélica – aparece bastante em cerimônias religiosas, mas o mercado se expandiu consideravelmente e está sendo aceita por grande parte da sociedade.

O significado de Gospel está na categoria Significados