Significado de Gótico

O que é Gótico

Gótico é o nome como ficou conhecido o estilo artístico-arquitetônico que floresceu na Europa entre o período dominado pela arquitetura românica e a Renascença, compreendendo, portanto, os últimos séculos da Idade Média.

O estilo gótico começou a se desenvolver na França e no início era conhecido pelo nome de “obra francesa”. Foi somente no fim do Renascimento que o termo gótico começou a ser usado para se referir à arte e arquitetura do período anterior, sendo que então o termo tinha uma acepção pejorativa.

Surgido no final do século XII, o estilo gótico tem como característica mais marcante a utilização do arco de ogiva em suas construções e, a partir da França, o estilo se espalhou por toda a Europa Ocidental, aparecendo em construções até pelo menos o século XV. Outra característica importante do estilo são os grandes vitrais que iluminavam as catedrais de uma maneira muito mais abundante do que as construções do estilo românico.

É considerada como a primeira obra arquitetônica do estilo gótico a Basílica de Saint-Denis, construída em Ile-de-France, um local que hoje faz parte de Paris, a capital dos franceses.

A origem no nome gótico é incerta, contudo, acredita-se que o nome derive do nome dos povos bárbaros germânicos que se instalaram em diversos locais da Europa durante a Idade Média, conhecidos como Godos. O estilo que era criticado no renascimento, comparado a algo bárbaro, foi associado aos godos, sinônimos de bárbaros, e com isso foi pouco a pouco consolidando-se com a denominação de gótico, aquilo que vem dos godos ou se parece com eles.

Estilo Gótico nos Dias Atuais

No século XX, o termo gótico ganhou um novo significado e passou a denominar uma tribo urbana surgida na Inglaterra no início dos anos 1980.

Com a explosão do punk no fim dos anos 1970, toda uma geração de jovens passou a explorar novas tendências comportamentais, estéticas e musicais e muitas dessas foram pouco a pouco distanciando-se do punk, dando início a novas estéticas, especialmente o pós-punk e a new wave.

Enquanto a new wave era um estilo divertido e alegre, o pós-punk era sério e melancólico. A partir do pós-punk, alguns grupos foram explorando cada vez mais temas macabros e soturnos em suas músicas, adotando roupas escuras em seu estilo, flertando esteticamente com a depressão, a solidão e o suicídio.

Com o tempo, esta tendência mais obscura do pós-punk criou um novo estilo que ficou conhecido como gótico, e revelou bandas importantes dentro da cultura pop, como The Cure, Bauhaus, Siouxsie & the Banshees, The Sisters of Mercy e muitas outras, que por sua vez influenciaram grupos de jovens que passaram a se intitular como góticos e adotar um estilo estético e comportamental característico.

O significado de Gótico está na categoria Significados