Significado de Gourmet

O que é Gourmet

Gourmet é uma palavra de origem francesa, com seu significado remetendo aos apreciadores de vinho, ou seja, os conhecedores dos tipos de vinho. O termo, hoje, faz parte do vocabulário português e abrange muito mais do que a simples culinária, remetendo ao termo original, que significa “aqueles que têm bom gosto”.

Gourmet é o adjetivo utilizado para um tipo de culinária mais  requintada, sofisticada, elaborada e que atende às exigências do consumidor que tenha gosto mais apurado, principalmente em função da qualidade e apresentação de um prato ou bebida.

O termo gourmet geralmente é associado à ideia de haute cuisine, ou alta cozinha, referindo-se à cultura e à arte culinária mais elaborada, utilizando produtos de qualidade, com apresentação considerada artística.

Ultrapassando as fronteiras francesas, a palavra gourmet, atualmente, é um termo conhecido e difundido em inúmeros idiomas, voltando-se sempre para um conceito mais amplo, embora sempre se refira aos prazeres da mesa, com produtos de qualidade.

Desta forma, gourmet também pode se referir a uma pessoa que tenha paladar apurado, que tenha conhecimento ou entendimento de culinária e gastronomia, sendo um expert no assunto.

O termo também pode ser aplicado a produtos e serviços mais requintados, destinados a um público específico, sendo também mais caros e fora das possibilidades da grande massa humana.

Podemos, portanto, dizer que gourmet é um produto de limitada produção, que tenha design exclusivo ou arrojado, que possua características únicas e que possa ser classificado como produto de apreciação “premium”, geralmente com forte valor agregado, seja de uma marca ou de materiais de sua composição.

No mundo todo, a culinária gourmet é sempre referência a um a um nicho de mercado muito explorado, com produtos de alta qualidade, mais caros do que os alimentos comuns, e mais requintados, como o caviar, por exemplo.

Indústrias alimentícias e estabelecimentos que fornecem alimentos, quando produzem algum tipo de alimento diferenciado, os classificam como gourmet, e isso pode ser feito até mesmo com alimentos corriqueiros, como hambúrgueres e salgadinhos.

A condição de gourmet pode ser atribuída ao paladar, ao sabor e ao aroma, embora possa qualificar também a maneira como o produto é feito, considerando sua originalidade na embalagem, seu tempo de vida, sua especialidade ou mesmo as matérias primas utilizadas para sua produção.

Espaço gourmet

O espaço gourmet designa um ambiente indicado à prática da culinária. Se antes a cozinha era considerada um local apenas de serviço, distanciada dos demais ambientes de uma residência, o espaço cozinha ganhou evidência com o tempo, tornando-se o que é atualmente conhecido como espaço gourmet.

Trata-se de uma forma de apelo do mercado imobiliário, que vem instalando o espaço gourmet em locais privilegiados das casas e dos condomínios, reunindo para tanto móveis planejados e mais confortáveis, com equipamentos de alta tecnologia, trazendo mais praticidade para os amantes da culinária em geral.

O significado de Gourmet está na categoria Significados