Significado de Governança Corporativa

O que é Governança Corporativa

Governança Corporativa, nas empresas, se refere a um sistema em que os esforços são concentrados em alinhar o comportamento de seus executivos com os propósitos dos sócios ou acionistas para que, dessa maneira, as decisões e ações tomadas sejam com o objetivo de promover a satisfação de todos.

Governança corporativa é um conceito relacionado à maneira como as empresas são controladas e dirigidas.

Neste caso, os administradores precisam se esforçar a fim de "fazer crescer" o valor da empresa frente aos acionistas.

O termo governança corporativa corresponde aos costumes, processos, leis, políticas e instituições que são utilizados para desenvolver a administração de uma empresa.

Os principais grupos externos mais interessados na governança corporativa são:

  • Credores.
  • Clientes.
  • Fornecedores.
  • Acionistas e o comércio envolvido.

Já as partes interessadas internamente são:

  • O conselho administrativo e financeiro.
  • Os executivos e demais colaboradores da empresa.

Quando há uma boa governança corporativa, as empresas são mais capazes de desenvolver ações que favoreçam a melhoria da manutenção e desempenho da sustentabilidade da organização.

O principal objetivo de uma governança corporativa é garantir e recuperar a confiabilidade em certa organização para os seus acionistas, desenvolvendo um conjunto de mecanismos eficientes, tanto de incentivos como de acompanhamento conjunto.

Esse objetivo tem como objetivo fazer com que a ação dos executivos esteja de acordo com o interesse dos sócios/acionistas.

Para evitar que ocorra fraudes, erros e abusos de poder, é importante que a empresa tenha uma boa governança corporativa.

Por isso, é importante também que haja sistemas de gestão corporativa de qualidade com conselheiros qualificados e competentes que realmente vinculem os seus objetivos aos da organização.

Governança corporativa no Brasil

A governança corporativa originalmente nasceu e cresceu nos Estados Unidos e na Grã Bretanha. Com o tempo esse sistema se espalhou por diversos outros países, inclusive no Brasil.

A governança corporativa no Brasil surgiu em resposta à necessidade de atrair fonte de financiamento e capitais para a atividade empresarial.

Desde então, os investidores tem buscando por boas práticas de governança corporativa no país.

Governança corporativa Bovespa

  • Nível I.
  • Nível II.
  • Novo Mercado.

Esses três níveis, por exemplo, buscam deixar claro ao mercado a situação da organização com relação a sua governança corporativa. Dessa forma, os investidores tomam suas decisões com mais clareza.

A Bovespa criou o IGC (índice de Ações com Governança Corporativa) com o intuito de avaliar o desempenho de uma carteira teórica que contenha ações de empresas que apresentem diferentes níveis de governança corporativa.

Para fazer parte desse índice, as empresas se adaptam voluntariamente a diversos padrões além de uma série de normas estabelecidas por lei como, por exemplo, o alinhamento com práticas e diretrizes internacionais de gestão corporativa.

Organizações que pertencem ao segmento Novo Mercado possuem mais credibilidade junto aos investidores por se enquadrarem no mais alto nível de exigência da BM&FBovespa.

O significado de Governança Corporativa está na categoria Significados