Significado de Gráficos

O que é Gráficos

Gráficos são as principais representações visuais de dados e informações numéricas. Eles facilitam a leitura de dados e valores numéricos que são medidos ou quantificados através da criação de banco de dados. Além disso, auxiliam na verificação e comparação de resultados, na identificação de padrões, entre outros benefícios.

Também proporcionam uma dimensão estatística sobre determinado assunto ou fato com o objetivo de esclarecer esses acontecimentos em formato visual, de modo que o leitor tenha uma interpretação rápida e objetiva

Com o crescente uso da internet também existe um grande volume de dados processados, e a capacidade de estruturar e apresentar esses dados é uma habilidade preciosa nos dias atuais. Portanto, mais uma vez, os gráficos aparecem com uma valiosa ferramenta de informação.

Tipos de Gráficos e suas funções

Nos dias atuais, a habilidade de interpretar gráficos e suas variações é algo essencial, uma vez que muitas informações do cotidiano são apresentadas por eles.

Os gráficos podem ser de diversas formas e a escolha adequada deve ser harmonizada com o objetivo do mesmo, cada um deles será mais indicado a um tipo de apresentação dos dados.

Portanto, conhecer as características de cada um é fundamental para que a interpretação do leitor seja mais clara e eficiente. É essencial que o profissional construa gráficos sabendo todas as suas funções e de que forma eles podem auxiliar no consumo de informação.

Tipos de gráficos

Abaixo serão apresentados os tipos de gráficos e suas funções, assim com eles podem ser empregados em diversas áreas do conhecimento.

Gráfico de colunas

O gráfico de colunas, sem duvida alguma, é o mais utilizado. Ele costuma apresentar comparações, desenvolvimento crescente ou decrescente de determinada variável e também hierarquia entre diversos elementos. Esse tipo de gráfico também é muito útil para demonstrar alterações de dados em determinado período.

É um gráfico que tem colunas retangulares e comprimento proporcional aos valores apresentados. Essas colunas podem se apresentar na vertical ou horizontal. Geralmente, as colunas são organizadas em categoria ao longo do eixo horizontal e os valores serão dispostos no eixo vertical.

Gráfico em barras

Visualmente, os gráficos de barras são parecidos com os de colunas. Mas é importante ressaltar quais são essas diferenças e em como utilizá-las para ter uma melhor interpretação das informações.

No gráfico de barras, no eixo vertical, estão as categorias e essas são comparáveis entre si, por outro lado, no eixo horizontal temos a apresentação dos valores para serem feitas as devidas comparações.

Gráfico em pizza

O gráfico de pizza, também chamado de gráfico de setores, apresenta dados organizados por tamanho de agrupamento de uma mesma variável, portanto, é a soma desses itens.

Sua forma visual é um diagrama circular, onde a quantidade somada em cada categoria representa proporcionalmente o tamanho da "fatia".

Tal gráfico é indicado para uso quando no banco de dados houver uma única serie de dados e quando nenhum deles for negativo e existir até sete categorias dentro desses dados.

Gráfico de áreas

O gráfico de áreas é formado por pontos e linhas que desenham uma área que ficará preenchida para demonstrar as alterações ou até mesmo comparar as variáveis ao longo do tempo

É comum ser usado para comparar mudanças ao longo de determinado período e chamar a atenção para o montante total no decorrer dessa tendência. Após essa demonstração através da plotagem dos dados, também é possível ver a relação das partes como um todo.

O significado de Gráficos está na categoria Significados