Significado de Grand Slam

O que é Grand Slam

Grand Slam é uma expressão proveniente do idioma inglês, que significa algo sensacional, que foi um grande sucesso ou que foi muito espetacular. Uma expressão semelhante do idioma português é “tirar a sorte grande”.

Essa expressão é muito utilizada nos esportes, quando se alcança uma conquista muito especial. Ela começou a ser usada em um jogo de cartas chamado "bridge", sempre que um jogador havia dominado todos os truques do jogo, ao passo que “slam” significa “conquistar todos os truques em um jogo de cartas”, e o "grand slam" seria o grande conquistador desses truques.

A expressão é bastante utilizada no golfe, mas ficou ainda mais popular por causa do tênis, onde há quatro grandes competições no mundo que se vencidas no mesmo ano, dão ao tenista o título de "Grand Slam". As competições ocorrem em Melbourne na Austrália, chamada de Australian Open; em Paris na França, chamada de Roland-Garros; em Londres na Inglaterra, chamada de Wimbledon e em Nova York nos Estados Unidos, chamada de US Open.

No beisebol, o Grand Slam é o nome da jogada mais incrível do esporte, que acontece quando o jogador atinge quatro pontos em uma única jogada. Para alcançar essa pontuação, a bola tem que ser rebatida para fora do estádio, o que é chamado de "home run" e os outros jogadores têm que conseguir conquistar três bases.

No wrestling, que é um esporte de luta que mistura várias modalidades como boxe, artes marciais, espetáculo e teatro, o Grande Slam é o lutador que conquista o cinturão da competição em todas as categorias. Esse esporte não é muito conhecido no Brasil, mas é muito popular nos Estados Unidos e no México.

Em outros esportes como o snooker, o golfe e o rugby, o Grand Slam é o nome dado às jogadas mais incríveis e difíceis de serem realizadas no esporte, assim como ocorre no beisebol.

O significado de Grand Slam está na categoria Significados