Significado de Gratidão

O que é Gratidão

Gratidão é o ato de reconhecimento, de amor, de amizade e fidelidade,ou seja, é agradecer por algo e demonstrar consideração por alguém que lhe tenha feito um bem ou um favor.

Esse sentimento também nos remete ao cristianismo e a igreja. Nas Escrituras Sagradas da Bíblia podemos encontrar várias partes onde homens clamam e suplicam por graças, pedidos de ajuda, auxílio ou socorro, sempredirecionados ao Senhor Todo Poderoso.

Quandoas pessoas são atendidas, elas procuram de alguma forma agradecer a Deus a graça alcançada. Pode ser através de uma penitência, de uma promessa, ajudando o próximo ou através de orações, tudo para demonstrar toda sua gratidão.

A gratidão a Deus é o sentimento mais puro e sagrado para os cristãos de todo o mundo. Devemos ser gratos a quem nos ajudou e nos socorreu em algum período da nossa vida, pois como diz a Bíblia: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1 Tessalonicenses 5.18.

De acordo com o versículo, devemos agradecer pela vida, pelo ar que respiramos, pelos amigos que temos, ou seja, por tudo que Deus nos proporcionou de bom.

Também segundo os princípios cristãos, não devemos agradecer somente as coisas que consideramos boas. Temos que dar graças a tudo que acontece em nossa vida, pois nada acontece sem que seja a vontade de Deus.

Você sabia que há dias específicos em todo o mundo para exercer a gratidão?

Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, há o “Thanksgiving Day”, Dia de Ação de Graças, feriado dedicado à gratidão a Deus por todas as graças alcançadas durante ano. É Sempre comemorado na última quinta-feira de novembro.

Existe também o Dia Mundial da Gratidão, ele é celebrado no dia 21 de setembro. Esta data teve origem no Havaí no ano de 1965.

Já no Brasil, o Dia da Gratidão, de acordo com nosso calendário, é dia 6 de janeiro. 

Psicologicamente, a gratidão faz bem não só a quem recebe um agradecimento, mas também a quem agradece. Agradecer as dádivas recebidas é um dom nobre e proporciona um grande bem-estar emocional.