Significado de Greve

O que é Greve

Greve é como é chamada a paralização das atividades de trabalhadores que interrompem o seu trabalho de forma coletiva afim de reivindicar junto aos seus patrões melhores salários, melhores condições de trabalho ou para garantir a manutenção de determinados benefícios.

O Que é Greve

A palavra greve tem origem no francês grève. O termo provem do nome da praça onde os trabalhadores franceses se concentravam em suas primeiras paralisações, a Praça da Greve ou Place de Grève, praça que hoje é chamada de Place de l’Hotel-de-Ville ou Praça do Hotel de Ville. A praça era um lugar muito popular em Paris, era por onde passavam as mercadorias que iam ao cais do rio Sena, onde havia o embarque e desembarque de navios e era também onde se costumava executar criminosos.

Quando os trabalhadores franceses decidiam por uma paralização, usavam a expressão faire grève ou fazer greve, com o significado de “vamos nos reunir da Praça da Greve”, expressão que surgiu pelo final do século XVIII. O nome da praça deriva do termo greves, que designa um terreno composto de areia e cascalho, plano, situado às margens de um rio ou do oceano, e essa é a origem etimológica no termo greve como conhecemos hoje.

A partir do século XIX, com a organização da classe trabalhadora, sob a influência das ideias de esquerda que viam no trabalhador a classe revolucionária por excelência, os trabalhadores começaram a se a organizar e a lutar por seus direitos, melhores salários e melhores condições de trabalho, e uma das formas mais efetivas usadas pelos operários para se fazerem ouvir era promover uma paralisação das suas atividades que já então era chamada greve.

Assim, a greve é uma interrupção voluntária do trabalho por um significativo período de tempo, decidida através de uma assembleia e que visa pressionar os patrões (quando feita dentro da esfera privada) ou o governo (quando feita por funcionários públicos) à atenderem as suas reivindicações.

Tipos de Greve

Existem greves de diferentes tipos: temos a greve branca, quando os trabalhadores não comparecem ao local de trabalho; a greve de braços cruzados, quando os trabalhadores vão ao local de trabalho mas não exercem suas atividades; greve de fome, quando em protesto um ou mais indivíduos se recusam a se alimentar; greve geral, quando a paralização ocorre em grandes proporções envolvendo trabalhadores de várias partes do país ou distintas categorias; greve selvagem, aquela que é realizada sem a influência dos sindicatos.

O significado de Greve está na categoria Significados