Significado de Grilhões

O que é Grilhões

Grilhões são elos que formam um encadeamento de argolas de aço em uma corrente que forma um cadeado. Podem ser representados também pelas algemas e por uma bola pesada de ferro ou por algemas que prendem as mãos e os pés ao mesmo tempo.

O termo grilhões pode ser usado para se referir aos cordões de ouro muito utilizados por cantores de Rap e Funk. Em seu sentido figurado, ele faz referência a quem está preso ou atado a alguma pessoa ou a alguma circunstância.

É um símbolo de opressão, intolerância, violência, tirania e domínio, sendo que os termos cadeia, prisão, corrente, algema e grilheta também podem ser utilizados como sinônimos dessa palavra.

Os grilhões existem desde os primórdios, pois era uma forma de evitar que as pessoas que estavam presas pudessem escapar. Na época da escravidão, os negros eram acorrentados com grilhões de ferro para que não fugissem. Inclusive, há relatos, fotos e peças que demonstram a crueldade com que essas pessoas eram tratadas por seus senhores.

Esse termo também aparece no Hino da França, no Hino da Independência do Brasil e no Manifesto Comunista de 1848 de Karl Mark e Friedrich Engels.

Observe o seu uso no Hino da Independência do Brasil:

“... Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil..." 

O significado de Grilhões está na categoria Significados