Significado de Guru

O que é Guru

Guru é um termo que se originou no antigo idioma sânscrito da Índia, e pode ser entendido como sinônimo de professor, guia espiritual ou mestre. O termo guru originalmente estava associado a religiões como o budismo, o hinduísmo e o siquismo, contudo, com o tempo o termo ganhou no ocidente uma acepção mais secular.

Hoje em dia, no âmbito das religiões oriundas da Índia, ainda encontramos o termo guru sendo usado em sua acepção original, e é possível encontrar na internet diversos gurus que trazem ensinamentos religiosos, ensinando técnicas de meditação ou de sexo tântrico, por exemplo. Encontramos também gurus nascidos e instruídos no ocidente que ensinam sobre as religiões indianas.

No entanto, atualmente o termo guru no ocidente também pode ser usado em um sentido laico, significando alguém que é especialista e professor de algum tema específico, e neste sentido podemos encontrar por exemplo “o guru da informática”, “o guru da bolsa de valores”, “o guru do amor”, “o guru das vendas” e etc.

A etimologia da palavra guru é controversa. Contudo, uma das interpretações mais conhecidas sobre o significado etimológico da palavra guru nos diz que no sânscrito a sílaba “gu” significa “trevas” ou “escuridão” e a sílaba “ru” significa “o que dissipa”, “aquele que afasta”, assim, originalmente a palavra poderia ser entendida como “aquele que dissipa a escuridão”, ou seja, aquele que ilumina, traz a iluminação, o esclarecimento, a sabedoria.

O Guru do Amor

O Guru do Amor é o nome de um filme lançado em 2008. Trata-se de uma comédia americana que tem como título original The Love Guru. O filme narra a história de um homem educado na Índia que retorna aos EUA fazendo sucesso com ensinamentos sobre relacionamentos. O filme é estrelado por Mike Myers e no elenco conta ainda com Justin Timberlake e Jessica Alba.

O significado de Guru está na categoria Significados