Significado de Habilidade

O que é Habilidade

Habilidade é a capacidade para fazer alguma coisa, a destreza para a realização de determinada ação. O substantivo feminino habilidade refere-se à qualidade de quem é hábil, de quem é capaz de algo.

A palavra habilidade, no entanto, é muitas vezes usada para indicar alguém que é especialmente talentoso na realização de alguma coisa, que se destaca por sua qualidade técnica, talento ou aptidão.

Entre os sinônimos de habilidade podemos citar alguns como: capacidade, agilidade, talento, destreza, inteligência, engenho, qualificação, perspicácia, astúcia, aptidão, competência, perícia, sagacidade, mestria, facilidade, faculdade e etc.

Quando o termo habilidade aparece no plural “habilidades”, este pode descrever uma série de aptidões ou características que permitem que determinado indivíduo alcance a um objetivo dado. “O jogador reúne um número significativo de habilidades que o qualificam a titularidade mesmo quando não está em sua melhor fase".

Habilidade Cognitiva

Habilidades cognitivas são aquelas que nos permitem aprender, são faculdades mentais que possibilitam que memorizemos informações e façamos operações cerebrais que nos levem a processos de aprendizagem cada vez mais complexos.

Podemos dizer que as habilidades cognitivas são aquelas que nos permitem adquirir conhecimentos e que umas pessoas terão algumas dessas habilidades mais desenvolvidas do que outras. Por exemplo, determinado indivíduo tem uma grande habilidade cognitiva para a Matemática, mas sofre um pouco para aprender História; outro poderá ter grande habilidade para a memorização, mas não ser muito bom em lidar com sentimentos.

As habilidades cognitivas são inatas, certas pessoas nascem com certas aptidões, contudo, é possível desenvolver essas atividades através de estudos e exercícios, suprindo certas deficiências cognitivas e potencializando outras.

Habilidade Motora

Um outro tipo de habilidade importante é a habilidade motora. A habilidade motora é a capacidade de executar movimentos, quer requerendo esforço físico ou não, com destreza, graça, harmonia e coordenação.

A habilidade motora é aquela que vemos no esportista, por exemplo; aqueles jogadores que demonstram maior habilidade motora, são relacionados entre os melhores jogadores. É também a habilidade motora o que faz da dança um espetáculo, ou ainda, um músico, que para tocar o seu instrumento desenvolveu muita habilidade motora, graças aos anos de estudos.

Habilidade Profissional

Habilidade profissional é a destreza demonstrada por um indivíduo em determinada área profissional, sua capacidade em desenvolver certas atividades e delas obter o seu sustento. Para tanto, esse indivíduo precisará fazer cursos profissionalizantes, como a faculdade, ou poderá aprender o seu ofício em seu próprio ambiente de trabalho, dependendo qual for a sua profissão.

Habilidade Social

Chamamos de habilidade social a capacidade que certas pessoas têm de se sociabilizar nos mais diversos tipos de ambientes de nossa sociedade em que pessoas convivem ou encontram com pessoas.

É uma habilidade que alguns tem mais do que outros, existindo também aqueles que carecem dela, a quem podemos identificar como tímidos ou antissociais.

Uma pessoa com habilidade social, em geral, é extrovertida e simpática, sabe se comportar de diferentes maneiras em diferentes lugares, sabe conversar, se expressar e também ouvir. É bem-humorada e tem muita facilidade para fazer amizades.

O significado de Habilidade está na categoria Significados