Significado de Habitat

O que é Habitat

Habitat representa o espaço em que os seres vivos vivem e se desenvolvem. É o local na natureza onde alguma espécie mora. É um espaço natural em que qualquer ser organizado nasce e cresce.

Habitat é ima expressão usada na área da ecologia, que quer dizer o lugar e o ecossistema em que os animais se desenvolvem em uma comunidade. Quando se trata de classes vegetais e animais, quando se narra o habitat, é essencial referir outras plantas ou animais que competem a esse grupo.

Habitat não aborda apenas as espécies de animais, trata-se de várias classes coexistindo no mesmo lugar, ou seja, habitat. Isso abrange as questões onde os animais, como mamíferos, peixes e/ou aves, entre outros, existem, procriam e morrem.

Habitats artificiais

Há ainda os habitats artificiais, que são aqueles arquitetados pelo ser humano, que são usados nos zoológicos, ou em locais que agenciam o desenvolvimento de animais, como por exemplo as espécies que estão em extinção e precisam de cuidados especiais. Neste caso, é preciso que a espécie seja tratada e consiga viver como se estivesse em seu habitat natural.

Nos habitats artificiais, são oferecidas as condições físicas, alimentares e climáticas necessárias para a vida sadia da espécie a ser cuidada e protegida.

Habitat aquático

O habitat aquático compreende a vida dos seres que vivem na água. Como as várias espécies de peixes, moluscos e vegetações aquáticas.

Habitat e nicho ecológico

Um nicho ecológico é a união de condições para vida e reprodução do indivíduo ou de uma população. Pode ser entendido como o estilo de vida de um ser na natureza.

O estilo de vida ou nicho ecológico de um indivíduo abarca questões físicas, como a temperatura ou umidade, e algumas das questões biológicas, como a dieta do ser, e os outros seres que se nutrem desse indivíduo.

Um exemplo é o nicho do Bugio, que está incluso do que se alimentam esses animais, os animais que o caçam para se alimentar, os outros seres que convivem nesse nicho ou nas proximidades, entre outras questões.

Quando sediz respeito a uma planta, o nicho ecológico trata dos sais minerais que essa vegetação utiliza da terra, a região do solo de onde extrai esses sais e a sua intimidade com outras espécies.

Ecossistema

O ecossistema está diretamente ligado ao nicho ecológico. Aborda todas as características físico-químicas de um sistema de seres vivos. Também manifesta de que maneira os seres fazem uso dos recursos do espaço em que vivem. 

Um modelo disso é a zebra, que vive na África, nas savanas e se alimenta das ervas baixas, diferente das girafas, que vivem no mesmo espaço, porém se alimentam das folhas das árvores altas. Ambos os animais fazem uso dos recursos do mesmo lugar, mas de maneiras diferentes.

O significado de Habitat está na categoria Significados