Significado de Hakuna Matata

O que é Hakuna Matata

Hakuna Matata é uma expressão originada no dialeto suaíli, pertencente à língua banta, falada em alguns lugares da África, como Quênia, Uganda e Tanzânia.

O idioma banto é uma das línguas tidas como oficiais pela União Africana e é falada por mais de cinquenta milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo até mesmo considerada como língua franca, ou seja, língua de comércio utilizada entre povos diferentes.

O que é Hakuna Matata:

Traduzida de maneira literal, a expressão Hakuna Matata que dizer “não se preocupe” ou “sem problemas”. Basicamente, é uma expressão que pede que a pessoa fique relaxada, sem se preocupar com os problemas que tenha.

Embora a expressão Hakuna Matata já tivesse aparecido na canção queniana Jambo Bwana, ela ganhou fama mundial em 1994, pois foi incluída no vocabulário de Timão e Pumba, personagens do 32º longa-metragem animado da Walt Disney Pictures.

Música Hakuna Matata

Em 1994 o estúdio Walt Disney Pictures lançou o desenho animado chamado O Rei Leão. O filme conta sobre a vida de Simba, um leão que perde o pai – Mufasa, então rei – em um terrível acidente que foi provocado pro Scar, tio de Simba.

Simba então é obrigado a fugir do reino e encontra Timão e Pumba, um suricate e um javali. Os três criam uma forte amizade. A primeira coisa que a dupla ensina ao leão é sua filosofia de vida: Hakuna Matata, ou seja, esquecer os problemas.

Timão e Pumba cantam uma música a respeito de sua filosofia de vida. A música Hakuna Matata, interpretada por Nathan Lane e Ernie Sabella, foi nomeada para concorrer ao Oscar de melhor canção, em 1994. Apesar do sucesso, o prêmio foi ganho por outra música do filme, a canção Can You Feel The Love Tonight, interpretada pelo britânico Elton John.

O significado de Hakuna Matata está na categoria Significados