Significado de Hardware

O que é Hardware

Hardware é uma palavra do idioma inglês, formada pela junção das palavras hard, que significa “duro” e da palavra ware que pode ser traduzida como “coisa”, “mercadoria”, “equipamento” entre outros significados.

Hardware é uma palavra que se tornou popular em todo o mundo graças a popularização dos computadores, pois a parte física do computador é conhecida como hardware. Contudo, hardware também pode ser usado para designar qualquer parte física de determinado equipamento tecnológico.

Assim, temos que os equipamentos tecnológicos, especialmente os computadores, são compostos por duas partes básicas, que são o hardware e o software. O hardware caracteriza-se por compor a parte física da máquina, em componentes como a placa mãe, processador, disco rígido, cabos, circuitos e etc, incluindo-se também equipamentos periféricos como escâneres e impressoras; já o software é a parte não tangível do computador, o seu sistema operacional e os seus programas.

Quanto aos hardwares periféricos, podemos identificar a dois tipos distintos. Os periféricos de entrada são aqueles que possibilitam que dados e informações entrem no computador, como por exemplo mouse, teclado, CD e pen-drives; já os periféricos de saída permitem ao usuário acompanhar as operações realizadas pelo computador, como por exemplo o monitor e a impressora.

É interessante observar que o hardware também está presente em outros dispositivos que usamos diariamente, como celulares, automóveis, tablets, videogames e etc.

Quando um computador apresenta algum problema de funcionamento, muitas vezes verificamos que o causador é um vírus, no entanto, é bastante comum também que tenhamos algum problema em algum hardware, que precisa ser trocado ou concertado. E da mesma forma que podemos instalar novas versões de programas no computador para melhorar o seu desempenho, também podemos trocar partes do hardware com o mesmo objetivo.

Hardware e software

Software e hardware são então as duas partes básicas de qualquer equipamento digital. O hardware, como o significado original do nome mesmo aponta é a parte dura, física, material, são os equipamentos que compõe o computador. O software é a parte com que as pessoas tem mais familiaridade, é a parte que deixa as operações visíveis na tela, os programas, as janelas que se abrem, as opções de clique, os player, os sites e etc.

O software, pode-se dizer, compõe a parte lógica da máquina, a parte que dará as instruções aos componentes físicos do computador, para que esses “saibam” o que tem que fazer. É somente com o funcionamento do hardware e do software em conjunto que um computador pode executar as suas funções.

O significado de Hardware está na categoria Significados