Significado de Harmonia

O que é Harmonia

Harmonia é um substantivo feminino que se refere à concordância de opiniões ou sentimentos, assim como designar os vários elementos que compõem uma obra artística (harmonia musical) como a emissão de acordes que mantém certa ligação entre um e outro em uma frequência diferente.

A palavra harmonia também se refere à relação das ideias que concernem à proporção, a ordem e beleza; o que remete a sensação de equilíbrio uma vez que, ao dizer que algo está em harmonia logo se compreende que existe uma espécie de tranquilidade prevalecente ou se, se referir a várias pessoas compreende-se que existe uma paz coletiva.

Deste modo, são exemplos de sinônimos de harmonia: acordo, equilíbrio, entendimento, concórdia e conciliação. A palavra Harmonia também é empregada no campo da estética, onde é empregada para se referir ao conjunto de objetos e componentes de um ambiente como os móveis que são dispostos de maneira a apresentar beleza e combinação de cores e texturas.

Essa beleza dos ambientes é uma forma de apresentar organização visual e física para propiciar o equilíbrio. Por outro lado, a harmonia está presente na filosofia inatista do pensador alemão Gottfried Leibniz (1646 – 1716).

Segundo ele, a harmonia já é preestabelecida por Deus e, as chamadas substâncias existentes (mentes e corpos) que existem no mundo interagem entre si de modo causal. Assim sendo, as partes e o todo estão corretamente colocados para que haja o equilíbrio e estabilidade necessária.

Harmonia ou Armonia? Vale ainda ressaltar que a grafia correta da palavra é com a letra “h”, a escrita sem essa consoante, ou seja, armonia, não consta na língua portuguesa. É utilizada na língua espanhola com o mesmo propósito e ainda é o nome de um navio que realiza cruzeiros pela empresa MSC.

A palavra harmonia foi empregada como nome de grupo musical, o Harmonia do Samba, formado em 1993 na cidade de Salvador, Bahia e, que fez muito sucesso em todo o Brasil por volta do Carnaval de 2004.

Corriqueiramente, a palavra harmonia é empregada pelas pessoas no sentido de paz para se referir que alguma coisa ou outras pessoas estão calmas e tranquilas, diante de alguma situação ou frente a um grupo social. Algumas frases muito comuns que expressam esse sentido são: “A harmonia prevalece sobre a família” ou “O partido x realizou sua convenção harmonicamente com seus integrantes”.

O significado de Harmonia está na categoria Significados