Significado de HDMI

O que é HDMI

HDMI é uma sigla inglesa.

O que é HDMI:

O significado de HDMI é High-Definition Multimedia Interface, que, traduzindo-se para o português seria a Interface Multimídia de Alta Resolução.

O HDMI é uma interface condutiva digital de áudio e vídeo, que transmite dados não comprimidos. O HDMI se tornou uma alternativa melhorada se comparada com os padrões analógicos – tanto em áudio como em vídeo, além da rádio frequência, VGA (Video Graphics Array ou Padrão de Disposição Gráfica) e outros componentes.

O HDMI é um cabo – um conector – que substituirá os antigos conectores utilizados na televisão, aparelhos de DVD e monitores de vídeo, por exemplo. Por isso, para usar essa tecnologia de conexão, é necessário apenas um cabo, ao contrário da tecnologia analógica – que exigia pelo menos um cabo para cada função.

Por ter a conexão totalmente digital – para diversos aparelhos como bluray, computador, TV digital e leitor de DVD, por exemplo, o HDMI possibilita uma transmissão em alta resolução e qualidade, tanto em vídeo quanto em áudio – superando a tecnologia DVI (tecnologia de conexão de monitores em computadores).

Para entender a diferença entre HDMI é DVI é fácil: o HDMI consegue suportar resolução maiores do que o DVI. Este último ainda só faz conexões de vídeo e é um conector de tamanho maior do que o do HDMI.

O conector HDMI é semelhante ao cabo USB – desenvolvido desse modo para facilitar o encaixe e seu uso. Logo no início, dois tipos de conectores foram definidos – o HDMI tipo A e o HDMI tipo B:

  • O HDMI tipo A – possui 19 pinos – é aquele conector mais comum e que atinge a demanda que o mercado exige, assim como tem compatibilidade direta com a tecnologia DVI,
  • Já o HDMI tipo B foi desenvolvido para oferecer uma qualidade de resolução melhor. Este conector trabalha a partir do sistema dual link.

HDMI 2.0 é a versão mais atual da tecnologia HDMI, considerada ideal para jogos e transmissões de televisão.

O significado de HDMI está na categoria Significados