Significado de Hedonismo

O que é Hedonismo

Hedonismo é um substantivo masculino com origem grega: hedonê, que significa “prazer, vontade”.

O que é Hedonismo:

O significado de Hedonismo é uma doutrina moral que tem como defesa e único propósito da vida a busca pelo prazer.

Essa doutrina surgiu na Grécia. Seu fundador foi Aristipo de Cirene – filósofo grego e discípulo de Sócrates.

Aristipo criou o hedonismo tendo como bases dois pontos fundamentais: o prazer e a dor (que para Aristipo eram os dois estados da alma) – a busca egoísta do prazer transitório e momentâneo, mas a doutrina tinha como significado original a busca pela felicidade.

Aristipo também defendia que, para alcançar a felicidade, era preciso aumentar o prazer e diminuir a dor, independentemente da origem do prazer, já que a sensação é a mesma.

Epicuro foi outro grande nome do hedonismo – sendo que ele criou o epicurismo para aperfeiçoar a linha de pensamento do hedonismo. Ao contrário de Aristipo, que defendia que quanto mais intenso o prazer, melhor – sem importar de onde ele vinha, Epicuro defendia que o prazer deveria existir, porém com moderação.

Por isso, o epicurismo tem como objetivo a ausência da dor, deixando o prazer com um papel mais passivo. Nele, o indivíduo deve renunciar tudo que possa causar sofrimento e dor.

Pela abordagem da busca excessiva pelo prazer – incluindo o prazer sexual – como propósito mais importante da vida de um indivíduo, o hedonismo é repudiado por outras religiões, já que se torna uma filosofia que diverge dos ensinamentos doutrinários das outras igrejas.

Para o catolicismo, por exemplo, o hedonismo vai totalmente contra os valores do seu dogma, já que tem-se o prazer à frente do amor a Deus e ao próximo.

Hedonismo ético e psicológico

O hedonismo pode ser separado em duas vertentes:

  • Hedonismo ético: a ética hedonista aborda e defende como princípio a ideia de que o homem tem o prazer e os bens materiais como as coisas mais importantes da vida, que lhe dão prazer.
  • E hedonismo psicológico: possui como fundamento a ideia de que todo ser humano intenciona buscar e obter mais prazer e menos sofrimento – todas as suas ações procuram diminuir o máximo possível de sofrimento e extrair o máximo possível de prazer.

Essa vertente defende que essa é a única forma de viver que fomenta a ação humana.

O significado de Hedonismo está na categoria Significados