Significado de Hegemonia Internacional

O que é Hegemonia Internacional

Hegemonia é a dominação de uma nação sobre outras nações.  Etimologicamente, essa palavra vem do grego “hegemonia” e significa liderança ou ato de ir à frente, enquanto o termo “hegemon” significa líder e chefe e, por último, “HEGEISTHAI” que significa guiar.

Na Grécia, havia três cidades que se sobressaiam como uma hegemonia internacional: Atenas, Tebas e Esparta. Elas comandavam suas nações, porém, só não tinham estabilidade devido aos intensos ataques que sofriam de outros Estados que não concordavam com tal fato. Isso acabou resultando em uma decadência total dessas cidades.

Hegemonia internacional pode ser entendida como um esquema de cooperação e permissão consciente para conduzir os Estados a um nível da economia política internacional. Onde todos saem ganhando, e não há uma dependência ou exploração entre esses países. Não há imperialismo, muito menos um processo de dominação de ambas as partes.

Quando uma nação possui hegemonia internacional, existem algumas características que são significativas, como por exemplo:

  • Ser líder em um sistema de tratados e em pactos de maior ou menor dimensão.
  • Possuir elementos importantes e imprevisíveis de poder, como a dimensão territorial, o armamento militar e o poder econômico.
  • Ter mobilização diplomática para lutar e ganhar uma guerra.
  • Não precisar de nenhum aliado para disputar qualquer guerra.
  • Ter normas e procedimentos que alcance os interesses definidos da nação hegemônica.

A hegemonia pode ser concedida pela experiência na liderança intelectual e moral, onde a hierarquia dominante ou prestigiada é baseada no poder militar, que poderá ser usado como forma de inibir ou coagir um povo. Dessa forma, acaba sendo aceita como algo verdadeiro e genuíno. Os dirigentes podem obter o consenso desse povo através da aceitação da maioria, se houver metas obrigatórias à vida social e política dos outros Estados.

Hegemonia cultural internacional é a predominância de uma cultura sobre outra, porém, isso não significa que uma se sobressaia mais, pelo contrário, ela pode ser seguida por uma parcela da sociedade, o que faz com que alguns aspectos culturais sejam substituídos por outros. Um bom exemplo é o caso da influência americana sobre o ocidente.  

O significado de Hegemonia Internacional está na categoria Significados