Significado de Hello Kitty

O que é Hello Kitty

Hello Kitty é nome de uma personagem japonesa que se tornou um ícone da cultura pop em todo o mundo.

O que é Hello Kitty

A personagem japonesa Hello Kitty foi criada e patenteada pela empresa japonesa Sanrio na década de 70, momento em que os japoneses demonstravam interesse pela cultura inglesa.

Significado de Hello Kitty

Desde sua criação, em 1974, a produção da personagem já esteve nas mãos de 3 designs: Yuko Shimizu, seu criador, Setsuko Yonekubo, responsável pelas produções da Sanrio até 1980 e Yuko Yamaguchi, que ainda nos dias de hoje responde pelas criações envolvendo a personagem japonesa.

Criada com técnicas de mangás, a personagem não possui boca. Existem várias teorias sobre este fato, inclusive algumas feministas alegam se tratar da evidência do machismo presente na cultura japonesa.

Mas a empresa Sanrio explicou que a opção de fazer uma personagem sem boca veio do interesse em não prendê-la a nenhuma emoção específica, pois assim o público poderia projetar suas próprias emoções na personagem.

Durante muito tempo, foi consenso imaginar que a personagem japonesa era uma gatinha branca, que tem um laço de fita na orelha esquerda, muito fofa. As orelhas pontudas e o bigodinho pareciam não deixar dúvidas.

Mas em 2014, a empresa Sanrio veio a público esclarecer que a personagem japonesa Hello Kitty não é um gato, mas sim uma menininha, uma amiga, com família, namorado e animalzinho de estimação, que estranhamente é um gato.

Tal declaração gerou muito interesse pela história da personagem Hello Kitty, sendo tema de reportagens, revistas e jornais em todo mundo.

O fato foi visto como uma estratégia de marketing brilhante, pois demonstrou a força da empresa Sanrio em gerar efervescência de interesse sobre uma personagem que já está no mercado há mais de 40 anos.

A declaração colocou a história de vida da personagem em circulação, e apesar de ser toda ficcional, retrata o cotidiano humano de uma garota em suas relações com a família, o namorado e os amigos.   

Presente em inúmeros objetos de consumo, a imagem da personagem está presente nos mais variados produtos e serviços, desde desenhos animados, acessórios, jogos eletrônicos, roupas, perfumes, gerando enorme volume de dividendos para a empresa japonesa Sanrio.

Apesar da polêmica em torno da personagem Hello Kitty, ela ainda é muito querida por adultos e crianças, e em seu entorno são gerados milhões de dólares.