Significado de Hemoglobina

O que é Hemoglobina

Hemoglobina é um substantivo feminino. O termo vem do Latim haima, que quer dizer “sangue”, mais “globulina”, do Latim globulus, que significa “aglomerado, bolota de material”.

O que é Hemoglobina:

O significado de Hemoglobina é o nome de uma proteína existente no interior dos eritrócitos, isto é, das hemácias (ou glóbulos vermelhos) do sangue, sendo o pigmento responsável pela cor avermelhada destes glóbulos.

A hemoglobina constitui cerca de 35% do peso dos eritrócitos e possui funções fundamentais para o organismo:

  • É ela que transporta o oxigênio, levando-o dos pulmões para todos os tecidos do corpo,
  • Tem participação no processo de transporte de nutrientes às células de todo o corpo – neste processo, o sangue leva os nutrientes e procura recolher as substâncias que foram secretadas pelas células, a fim de conduzi-las para fora do organismo.

Uma curiosidade acerca da hemoglobina é que ela tem a disposição de transportar oxigênio em uma quantia superior (em torno de 20 vezes) a seu volume.

Para conter o oxigênio em quantidade suficiente, os eritrócitos dependem dos níveis de ferro presentes no organismo – se há deficiência de ferro, a pessoa possuirá um quadro de anemia.

Os glóbulos vermelhos possuem uma vida média de 120 dias, degenerando-se no baço ou no sistema circulatório após este período. O ferro se reintegrará em novos eritrócitos que se formam na medula óssea.

Hemoglobina e Anemia

Embora com um conceito bem mais amplo, a anemia é caracterizada como uma condição que é ocasionada quando há uma quantidade abaixo do normal de hemoglobina ou hemácias no volume total do sangue, observada em um hemograma.

É claro que a anemia pode ser causada não somente pela carência de ferro, mas também pela carência de vitamina B12 e de ácido fólico, além se ser causada por doenças crônicas, defeitos genéticos, agressão periférica aos eritrócitos e por doenças da medula óssea.

Hemoglobina Glicada

A hemoglobina glicada (também chamada de glicosilada) é a fração da hemoglobina que se liga à glicose.

A análise deste tipo de hemoglobina é interessante para pessoas diabéticas, especialmente para se fazer a identificação dos altos níveis de glicemia ou se o paciente está respondendo (ou não) ao tratamento.

Quanto maior for a glicemia, maior será a formação da hemoglobina glicada observada no exame de sangue.

O significado de Hemoglobina está na categoria Significados