Significado de Hereditário

O que é - Hereditário

Hereditário é classificado como um adjetivo masculino. O termo está relacionado com hereditariedade que vem do Latim hereditas, que significa “condição de estar apto a receber bens de um parente falecido”, de heres, que é “herdeiro”.

O significado de Hereditário determina o que se transmite por hereditariedade, isto é, dos ascendentes aos descendentes por hereditariedade natural – é o mesmo que dizer que é congênito. É o que se recebe ou se transmite por herança.

Por exemplo, é aquilo que vem dos pais, dos antepassados.

Hereditário também é o que se transmite por direito de sucessão ou por testamento.

Ainda, o termo hereditário pode designar o que se recebe das gerações anteriores, por tradição. Um exemplo é um príncipe que herda o trono por direito – situação que ocorre em um sistema de governo hereditário, como é o caso da monarquia: o monarca (rei) é o chefe de estado, comandando o país de maneira vitalícia (até sua morte ou abdicação), passando o trono para o herdeiro, ou seja, de pai para filho.

O termo hereditário aparece quando busca-se saber o que significa uma capitania ser hereditária – o aprendizado sobre o que significa capitania hereditária vem da época da colonização portuguesa no Brasil, sendo conceituado como um sistema de administração territorial desenvolvido pelo rei de Portugal, o D. João III, em 1534, a fim de colonizar o país. O território do Brasil, com esse sistema, era dividido em grandes faixas e entregues a administração para nobres, principalmente, que tinham relações com a Coroa Portuguesa.

As Capitanias Hereditárias eram chamadas assim por serem transmitidas de pai para filho.

No âmbito da Biologia, o termo hereditário está associado com as doenças hereditárias. O que muitas pessoas confundem é o uso das palavras “hereditário e genético”, porém ambas não são sinônimas, pois seus conceitos são distintos.

As doenças genéticas são decorrentes de distúrbios, danos ou erros no material genético, nos genes, sendo de causa diversa, tal como por conta de uma infecção, pelo estresse, pela má alimentação, por radiação, entre outros. O câncer, por exemplo, assim como a hipertensão, o diabetes e a obesidade são doenças genéticas.

O que são doenças hereditárias já são aquelas que são herdadas, são aquelas heranças genéticas que são transmitidas entre gerações e que pode se manifestar em algum momento da vida. Obviamente, o diabetes, a hipertensão e a obesidade, por exemplo, também podem ser classificadas como doenças hereditárias.

Hereditário é sinônimo de: sucessivo, transmitido, inato, atávico. Como antônimo, encontra-se a palavra privado e ruptura.

Hereditário em inglês é hereditary ou inherited (herdado).

O significado de Hereditário está na categoria Significados