Significado de Herpes

O que é Herpes

Herpes é nome que recebe a doença causada pelo vírus chamado Herpes Simplex (HSV), uma doença transmissível pelo contato físico e incurável. O vírus Herpes Simplex pode aparecer de duas maneiras, assim, ele é classificado como Herpes Simplex 1 e Herpes Simplex 2, na sigla HSV-1 e HSV-2.

O HSV-1, quando se manifesta, em geral afeta o rosto e os lábios da pessoa infectada, enquanto que o HSV-2 atinge mais comumente a região genital. A herpes, como uma doença que não tem cura, obriga ao portador da de tipo 2 a sempre usar preservativo quando em uma relação sexual, do contrário, corre o risco de transmitir a doença para o parceiro ou parceira.

Quando se contrai o vírus, ele passa a acompanhar o indivíduo durante toda a sua vida, de forma latente, manifestando-se esporadicamente. Quando o vírus da herpes se manifesta, surgem feridas na região do rosto ou dos genitais que ficam visíveis por cerca de uma semana. Com o uso de medicamentos, esse período de manifestação da doença por ser diminuído para três dias.

Entre os sintomas da herpes estão ardor, formigamento e coceira no local das feridas, que se apresentam como pequenas bolhas que aos poucos vão ficando cheias de um líquido amarelado que é liberado quando as bolhas se rompem.

A catapora é causada por um vírus que é considerado um “parente” do Herpes Simplex chamado Varicela Zoster. O Varicela Zoster possui uma estrutura genética muito parecida com o Herpes Simplex, mas manifesta-se de forma diferente e também possui um forma diferente de contágio. O Varicela Zoster é transmitido não só pelo contato físico, mas também através do ar, provocando pequenas feridas por todo o corpo e manifestando-se uma única vez após o contágio.

Contudo, um enfraquecimento significativo do sistema imunológico pode fazer com que o Zoster volte a se manifestar, pois este assim como o Herpes Simplex fica hospedado no corpo do indivíduo até o fim de sua vida. Entretanto, nesta eventual segunda manifestação, o Zoster manifesta-se como uma outra doença chamada herpes-zoster, que uma doença mais grave do que a causada pelo vírus Herpes Simplex do tipo 1 e 2, provocando feridas dolorosas na extensão dos nevos sensitivos que igualmente são afetados pela enfermidade.

O significado de Herpes está na categoria Significados