Significado de Higiene Mental

O que é Higiene Mental

Higiene mental é considerada uma área da medicina.

O que é Higiene mental:

O significado de Higiene mental está relacionado com a defesa da saúde mental.

A higiene mental possui normas que servem para estimular os cuidados que todos os indivíduos devem ter com o surgimento de doenças que podem afetar a mente, da mesma forma que é essencial que haja o equilíbrio comportamento e psicológico da pessoa – que influencia diretamente a convivência com outros indivíduos.

Dessa forma, a higiene mental deve estar presente em todos os aspectos diários, tais como o trabalho, o estudo e até mesmo nos momentos de descanso.

A falta de higiene mental pode desenvolver desequilíbrios emocionais e mentais que impedirão que a pessoa conviva plenamente em sociedade.

Pode-se entender que a higiene mental recebe grande influência dos comportamentos. Esses comportamentos de todos os dias são aqueles que definem como está nossa higiene mental. Alguns exemplos de bons comportamentos para uma higiene mental adequada são:

  • Praticar exercício físico,
  • Ter uma boa alimentação,
  • Realizar atividades que proporcionam prazer – tais como ler ou meditar,
  • Manter relacionamentos sociais saudáveis,
  • Descansar – o sono é importante para a higiene mental, porque é quando está se descansando que o corpo e os pensamentos atingem um estado de bem-estar,
  • Estimular a mente,
  • Cuidar da autoestima,
  • Pensar positivo.

O comportamento de uma pessoa pode ser moldado ou alterado por meio de outras influências, como o estado, a religião, família e escola, por exemplo. 

Clifford Whittingham Beers, presidente honorário da Federação Mundial para a Saúde Mental, é o considerado o mentor do movimento americano de higiene mental. Juntamente com o psiquiatra suíço Adolf Meyer, Beers teve participação vital na criação e desenvolvimento da área da higiene mental, através de axiomas.

Beers sofria de problemas mentais – e até mesmo tentou cometer suicídio. Muitas vezes precisou ser internado em instituições psiquiátricas e acabou falecendo quando estava em uma delas. Beers redigiu sua autobiografia A Mind That Found Itself (traduzindo-se literalmente como Uma Mente que Encontrou a Si Mesma) a fim de descrever todos os abusos e maus tratos que sofreu dentro das instituições.

Os axiomas que foram criados por Beers e Meyer são, portanto, medidas para que sejam criadas normas de prevenção e manutenção da saúde mental, além de cuidados que sejam direcionados para pessoas que possuem essas deficiências, auxílio para que as pessoas possam se reintegrar à sociedade e ao trabalho, assim como conscientizar a comunidade perante os conflitos psíquicos – em diversos âmbitos, tais como na educação, comportamento, economia, entre outros.

A higiene mental e suas propostas devem ser realizadas por meio de uma assistência social e da profilaxia. Diretrizes para que se formem profissionais especializados nesta área também fazem parte dos axiomas desenvolvidos.

Como exemplos de organizações que agem em prol da higiene mental, pode-se apontar:

  • Liga Brasileira de Higiene Mental,
  • Mental Health Organization,
  • UNICEF, e
  • UNESCO.

O significado de Higiene Mental está na categoria Significados