Significado de Hippie

O que é Hippie

Hippie é um substantivo masculino. A origem do termo é inexata:

  • Pode-se derivar do adjetivo hip, que significa alguém ou algo que é legal, informado ou sofisticado, ou ainda do substantivo hip, que faz referência às blusas que eram amarradas na cintura,
  • Pode-se derivar de happy, que significa feliz.

O que é Hippie:

O significado de Hippie é um movimento cultural que surgiu e ganhou extrema popularidade nos anos 60.

Hippie também serve para indicar um indivíduo que segue o movimento hippie.

O movimento hippie surgiu principalmente em Nova Iorque e na Califórnia, espalhando-se mais tarde para a Inglaterra e posteriormente para outros países do Ocidente. Este movimento foi uma manifestação de jovens americanos de classe alta (e escolarizada) que não aprovavam as desigualdades e injustiças existentes na sociedade americana.

Esses mesmos jovens deixavam seus lares e famílias e partiam para outras cidades, especialmente para São Francisco. Ali, se juntavam a outros da comunidade hippie.

Os hippies discordavam do poder econômico militar e procuravam defender os valores da natureza. Ainda:

  • Incentivavam e davam valor ao uso das drogas, por exemplo, o LSD, haxixe e a maconha. O motivo: o consumo “abria a mente”.
  • Tinham práticas sexuais liberais, pois acreditavam que se a sexualidade era reprimida e restringida instigaria manifestações de violência e uma vontade incansável de obter sucesso.
  • Compartilhavam tudo com outros hippies, inclusive comida.

Os hippies tinham apreciação pela filosofia oriental, principalmente características da religião hindu e a doutrina de não violência praticada e defendida por Gandhi. Para exemplificar, ocorreu uma ação do movimento hippie ao redor do Pentágono (sede do governo militar dos Estados Unidos) – onde seus integrantes tentaram fazer a estrutura levitar, ou seja, erguer-se do solo, usando somente o poder da mente (força e meditação).

Os hippies usavam o lema “paz e amor” – buscavam a espontaneidade e distintas expressões de amor. Acreditavam que somente através de comportamentos não violentos seria possível melhorar o mundo. Dessa forma, os hippies tinham uma forma de viver muito pacífica.

A palavra hippie, no sentido figurado, pode descrever um indivíduo que é liberal ou que não acata os valores que são aceitos pela sociedade.

Estilo hippie

Os hippies não se preocupavam com a aparência física.

Eram classificados como indivíduos que não se cuidavam em sua forma de vestir e de se apresentar (ou seja, desleixados), preferindo uma maneira informal – tais como roupas coloridas, túnicas pérolas, tiaras, bandanas, cabelos compridos (tanto para homens como para mulheres) entre outros.

O estilo hippie era simbolizado por uma flor, sendo esta a origem da expressão “flower power” que indicava o movimento hippie.

O gosto musical dos hippies era voltado para rock psicodélico e baladas melodiosas. Os hippies tinham costume de se juntar em grandes festivais e concertos.

Dois exemplos são o festival de Woodstock, organizado em 1969 e o festival de Monterey, organizado em 1967. Este último proporcionou a origem do Summer of Love (Verão do Amor) – fenômeno social que também ficou conhecido como a “Revolução Hippie”.

O significado de Hippie está na categoria Significados