Significado de HIV

O que é HIV

HIV é uma sigla inglesa.

O significado de HIV é Human Immunodeficiency Virus, ou seja, o Vírus da Imunodeficiência Humana.

O HIV é um vírus que pertence à classe dos retrovírus e que causa a AIDS – sigla inglesa para Acquired Immunedeficiency Syndrome, que quer dizer a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Na realidade, o HIV apresenta dois subtipos: o tipo 1 e 2 (HIV-1 e HIV-2). O vírus HIV é caracterizado pelo longo período de incubação, isto é, desde a contaminação até o aparecimento dos sintomas da AIDS, pode-se levar de 3 a 10 anos. Em alguns casos, o período de incubação até mesmo ultrapassa uma década.

Além disso, o vírus HIV também se caracteriza pela:

  • Infecção das células sanguíneas,
  • Infecção do sistema nervoso,
  • Supressão do sistema imunológico.

O HIV mais atinge os linfócitos T CD4+ - que são responsáveis pela defesa do organismo – fazendo com que a pessoa fique mais vulnerável a qualquer infecção e outras doenças que se oportunizarão com a baixa imunidade para se manifestar. O HIV altera o DNA dos linfócitos, fazendo cópias de si mesmo, sendo que com isso, o vírus romperá os linfócitos à procura de outros para que a infecção vá se alastrando pelo organismo do paciente doente.

Nesse caso, uma pessoa tendo suas células atacadas pelo vírus HIV pode começar a sofrer com um resfriado simples e até sucumbir para doenças mais graves, como é o caso da tuberculose e até mesmo o câncer.

HIV: transmissão e tratamento

A transmissão do HIV pode acontecer de várias formas:

  1. Relação sexual sem uso de proteção (preservativos),
  2. Utilização de sangue ou derivados sem controle de qualidade (transfusão de sangue, por exemplo, de uma pessoa contaminada pelo vírus HIV),
  3. Uso compartilhado de seringas e agulhas contaminadas,
  4. De mãe para filho durante a gestação, caso a mãe esteja infectada,
  5. De mãe para filho durante a lactação, caso a mãe esteja infectada,
  6. Na recepção de órgãos ou sêmen de doadores com o vírus HIV.

Portar o vírus HIV não é o mesmo que estar com AIDS, afinal muitos indivíduos podem ser soropositivos, mas passarem muitos anos sem quaisquer sintomas e muito menos sem desenvolver a doença.

Curiosamente, os primeiros casos de AIDS estão associados com os anos de 1977 e 1978 na África Central, Haiti e Estados Unidos.

Quando há o diagnóstico da presença do vírus HIV através da coleta de sangue, pode-se iniciar um tratamento que é capaz de inibir a replicação do HIV. Contudo, frisa-se que a AIDS não tem cura até o momento.

O tratamento acontece através de medicamentos antirretrovirais, bem como tomando algumas atitudes simples, como, por exemplo:

  • Manter uma boa alimentação,
  • Praticar exercícios físicos,
  • Fazer o acompanhamento médico corretamente,
  • Tomar a medicação nos horários certos.

Isso pode melhorar a qualidade de vida do paciente com vírus HIV.

O significado de HIV está na categoria Significados