Significado de Hoax

O que é Hoax

Hoax é uma palavra de origem inglesa, cuja tradução significa farsa ou embuste. Hipoteticamente, a palavra pode ter sua origem na famosa frase latina “hocus pocus” muito utilizada para os encantamentos realizados por mágicos, principalmente, no século XVII, onde proferiam “hocus pocus, tontus talontus, vade celerita jubes”.

Por outro lado, alguns argumentam que, deste termo, surgiu o “hoc est corpus” proferido por sacerdotes católicos durante o rito da eucaristia para dizer “este é o corpo”, embora esta relação não seja muito aceita.

Tomando o uso mágico, que é hipótese mais amplamente aceita, o intuito seria de ludibriar quem estivesse assistindo para provocar surpresa diante do encantamento realizado como se o mesmo fosse possível, mas o feito não passava de mero truque ilusório.

Contudo, o termo Hoax é frequentemente utilizado na linguagem da informática, sobretudo na internet onde é fácil disseminar uma boa mentira elaborada como um tipo de brincadeira, uma pegadinha, tentar enganar pessoas ou mesmo transmitir um vírus informático.

A facilidade de divulgar e viralizar informações e dados falsos é feita sem nenhum pudor por quem pratica, que pode fazer hoax com suas próprias contas verdadeiras ou criar perfis falsos em redes sociais.

Muitos dos hoaxes são boatos que tem o intuito de chamar a atenção das pessoas para clicar sobre o link compartilhado e até postá-lo em suas contas de forma que se expanda na rede e assim quem começou o procedimento possa ganhar financeiramente com os cliques e visualizações realizadas.

Geralmente, esta prática é também associada à atividade de spam (lixo eletrônico) que é considerada uma atitude negativa, invasiva e mal intencionada do usuário. Quando não há o propósito de gerar cliques na postagem, a mesma pode conter alguma espécie de vírus ou malware que, a partir do clique e abertura de página realizada, se instala no computador ou dispositivo do usuário.

Neste caso, essa prática criminosa pode ter, como objetivo, estragar o dispositivo de quem clicou ou mesmo “roubar” as informações e dados do usuário que está com a conta da rede social, email ou qualquer outro site importante aberta.

Os hoaxes são criados, a cada momento, de forma diferente com o intuito de não serem facilmente reconhecidos pelos usuários e que possam despertar as suas atenções rapidamente para se alcançar o objetivo. Desta forma, é comum utilizarem de imagens, textos persuasivos e vídeos.

Muitos hoaxes são tão bem elaborados que até gera dúvidas sobre a veracidade da informação realizada a ponto de muitas pessoas se sentirem convictas que ele é verdadeiro. Assim, são comuns postagens que tratam de assuntos sobrenaturais, teoria da conspiração, extraterrestres, fantasmas e aberrações cientificas.

Exemplos de hoaxes

Como a maioria das pessoas acessa diariamente, pelo menos, uma rede social, a propagação de hoaxes se tornou uma rotina virtual. É comum encontrar exemplos como o de crianças desaparecidas ou doentes, cujo compartilhamento ou comentário realizado na postagem irá gerar uma doação da própria rede social como, por exemplo, o Facebook para auxiliar a criança.

Muitas lendas urbanas também são utilizadas como a divulgação de que seres como o Chupa Cabras, sereias, Pé Grande e outros foram encontrados em determinado lugar e, por isso, as pessoas estão receosas. Outros exemplos de hoaxes são aqueles que têm o intuito de denegrir a imagem de uma empresa ou mesmo de uma figura famosa como uma celebridade ou político.

É comum ver compartilhamentos que falam do encontro de insetos em comida ou bebida, montagens de fotos onde buscam retratar que um artista foi pego em flagra ao cometer um delito ou de políticos praticarem um ato contrário a sua postura pública e/ou declarando frases contra determinados grupos étnicos, religiosos ou de gênero para provocar o ódio.

Também são comuns os hoaxes em emails que geralmente tem o intuito de espalhar vírus e extorquir dinheiro de pessoas inocentes utilizando, para tanto, a imagem da polícia federal, civil, SPC e SERASA ou mesmo de alguma agência bancária.

Nestes casos, os emails informam às vitimas que o seu nome será negativado, que existe uma intimação em seu nome ou que sua conta bancária deverá ser atualizada. Geralmente, esses emails caem na caixa de SPAM e devem, como medida de segurança, jamais serem abertos e sim deletados imediatamente.

Nos aparelhos celulares há também o envio de hoax através de mensagens de texto onde o criminoso envia um SMS informando ao dono do aparelho que ele ganhou um prêmio em dinheiro, carro ou casa, mas que para fazer a retirada é necessário entrar em contato com um determinado número telefônico e realizar o depósito de uma determinada quantia em dinheiro.

Quando não, os criminosos também aproveitam para enviar pedidos de resgate de um suposto sequestro de parente ou algum outro golpe para obter as informações de um cartão de crédito da vitima.

O significado de Hoax está na categoria Significados