Significado de Hobby

O que é Hobby

Hobby é uma palavra que chegou até a língua portuguesa através de uma importação da língua inglesa. A palavra hobby possui uma versão portuguesa, róbi, que é muito raramente utilizada e, inclusive, considerada como errada, na maioria das vezes.

Hobby surge a partir do inglês arcaico hobyn que, ao pé da letra, quer dizer algo como pônei ou cavalo pequeno. Hobyn foi utilizado na expressão hobyn horse, para definir cavalos de madeira que eram utilizados por crianças para brincar. A partir de então, a palavra foi se expandindo em seu campo semântico até chegar à grafia hobby e ao significado que possui hoje.

O significado de hobby tem a ver com aquilo que uma pessoa busca fazer durante seu tempo livre, ou seja, um passatempo, uma atividade que é praticada por prazer.

O plural de hobby não é hobbys, como o português possa sugerir, mas sim hobbies, seguindo as regras de formação de plural da língua inglesa.

Há diversos tipos diferentes de hobbies, dentre eles os mais famosos são as coleções (de selos, de moedas, de antiguidades…), a prática de esportes (futebol, vôlei, natação…), a leitura, o artesanato (pintura, decupagem…), jardinagem, decoração…

Através dos hobbies é possível relaxar, clarear a mente, adquirir conhecimento e ainda melhorar suas habilidades na área.

Aquele que possui um hobby é chamado, em inglês, de hobbyist. Em português, hobbyist pode ser traduzido como “amador”, mas não é uma tradução direta. Um amador é uma pessoa de habilidades profissionais ou semi profissionais, mas que não recebe pagamento por aquilo que faz. O hobbyist, por outro lado, não necessita de habilidades tão altas, mas apenas pratica a atividade em suas horas livres, por prazer.

De maneira geral, um hobby não dá ao hobbyist qualquer retorno financeiro, mas se a pessoa for boa naquele hobby, ele pode transformar-se em uma espécie de profissão e fazer com que o hobbyist tenha algum retorno financeiro.

Devido a hobbies, muitas evoluções na humanidade foram alcançadas, como a descoberta de novas constelações e também a criação do sistema operacional Linux. Por isso, hobbies são muito importantes, tanto para o hobbyist quanto para a humanidade.

O significado de Hobby está na categoria Significados