Significado de Holocausto

O que é Holocausto

Holocausto foi a dizimação de milhares de judeus europeus durante a Segunda Guerra Mundial. Os nazistas assassinaram todos aqueles que eles não consideravam dignos, simplesmente porque, segundo eles, não pertenciam a raça pura, a ariana.

Houve uma verdadeira perseguição política, racial, sexual e étnica a todos aqueles que eles consideravam inferiores. Adolf Hitler mandou exterminar mais de 6 milhões de judeus durante a Guerra.

Eles perseguiram também ciganos, comunistas, homossexuais, Testemunhas de Jeová, deficientes físicos e mentais, além de milhares de prisioneiros de guerra soviéticos.

A palavra holocausto provém do grego “holos” e significa “todo” e “Kausto” que significa “queimado”. Traduzindo seria “sacrifício pelo fogo”.

Os antigos hebreus praticavam esse tipo de “sacrifício”, onde queimavam a vítima inteiramente.

Causas do holocausto

A principal causa foi o racismo. Hitler, em sua ideologia nazista, acreditava que os alemães pertenciam a uma raça pura e de seres superiores, descendentes dos arianos, um povo que tinha a pele branca e que tinha dado origem à civilização europeia.

Os alemães consideravam os judeus seus maiores inimigos, pois após o fim da Primeira Guerra Mundial, eles foram acusados pelo caos que a Alemanha estava sofrendo, portanto eram tratados como inferiores aos alemães.

Assim que a Segunda Guerra se iniciou, foram criados os campos de concentração, onde os judeus, ciganos e todos aqueles que eles julgavam inferiores eram mandados, forçados a trabalhar e viver.

Auschwitz é nome do mais famoso campo de concentração e de extermínio nazista. Ele Ficava no sul da Polônia e era comandado pelo Terceiro Reich.

Esses campos foram criados para que fossem assassinados a maior quantidade de pessoas possível. Eram conhecidos como centros de extermínios ou campos da morte, quase uma fábrica de matança coletiva. Eles utilizavam vários métodos de asfixia e também por fuzilamento.

Extermínio dos judeus

Alguns estudiosos afirmam que não há uma estimativa precisa em relação ao número de judeus assassinados durante a guerra. O registrado é que foram mais de seis milhões dizimados nos campos.

Esse número de mortes foi atribuído a Adolf Eischmann, um alto funcionário da SS. Mas também não tem como esquecer que muitos que não morreram nos campos, acabaram morrendo nos guetos das cidades por fome, frio ou doenças.

O que se sabe é que havia cerca de 8 a 10 milhões de judeus em territórios dominados pela Alemanha nazista. E a estimativa do número de mortos corresponde a 70% do número de judeus que viviam nessas regiões, já que eles não tinham uma estimativa da quantidade de judeus que viviam na União Soviética.

Havia aproximadamente 3,3 milhões de judeus vivendo na Polônia e quase 90% foram mortos. Em apenas três dias foram enviados as câmaras de gás e cremados 22 mil judeus. Muitos que conseguiram fugir para outros países, inclusive para os países baixos da Europa foram deportados e assassinados. Estima-se que a proporção seja a mesma que aconteceu na Polônia.

No dia 27 de janeiro de 1945, após o enfraquecimento do exército alemão, os soviéticos chegaram a Auschwitz e libertaram os primeiros prisioneiros. Esse dia é lembrado hoje como o "Dia Internacional de Lembrança do Holocausto".

O significado de Holocausto está na categoria Significados