Significado de Homoafetivo

O que é Homoafetivo

Homoafetivo é o adjetivo pelo qual podemos qualificar pessoas que se sentem atraídas por pessoas de mesmo sexo. O termo surge como termo jurídico e foi criado para substituir o termo homossexual.

A palavra homossexual, ao longo dos anos, foi sendo sobrecarregada com diversas ideias ao seu respeito, algumas preconceituosas, outras frutos da ignorância, e essas ideias se desenvolveram até que em determinado momento constatou-se que seria uma boa ocasião para substituir a palavra pelo termo homoafetivo.

Esse momento no tempo coincide com uma época de conquistas por aqueles que lutam pelos direitos e pela dignidade dos mais variados tipos de movimentos sociais que transformaram questões sexuais em questões políticas.

Surgimento do Termo Homoafetivo

O surgimento do termo homoafetivo se deu a partir dos trabalhos de Maria Berenice Dias, desembargadora e jurista, que concebeu o termo legal homoafetividade. Para Maria, a afetividade é o fator mais preponderante numa relação humana e não a sexualidade, e como o termo homossexualidade, segundo a desembargadora, referia-se de fato essencialmente a relações afetivas e já estava desgastado, ela propôs a adoção do termo homoafetividade.

A partir do concepção do termo homoafetividade por extensão, temos o termo homoafetivo para designar aquele que nutri relações afetivas por pessoas do mesmo sexo. Homoafetivo é um sinônimo de termos que também ao longo da história foram usados algumas vezes com uma certa conotação pejorativa, mas que estão em pleno uso, no caso, gay e lésbica.

Filmes sobre casais Homoafetivos

Os homoafetivos têm paulatinamente conquistado direitos e locais de destaque nas mais diversas áreas da sociedade. Em alguns lugares ou regiões, isso tem sido mais difícil, mas em outros, não há restrições de nenhum tipo para pessoas que manifestem abertamente sua homoafetividade.

E essa ascensão e conscientização homoafetiva, por assim dizer, tem produzido uma série de bons filmes que tem agradado tanto a públicos homoafetivos como a plateias mais tradicionais. Alguns dos filmes que abordam questões homoafetivas são: O Segredo de Brokeback Mountain, lançado em 2005; Azul é a Cor Mais Quente, de 2013; O Jogo da Imitação, de 2015; o filme brasileiro Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, que fez muito sucesso em 2014, entre muitos outros.

Além dos filmes com protagonistas homoafetivos, um número de personagens também homoafetivos tem conquistado espaço não só em filmes como também em programas de TV.

O significado de Homoafetivo está na categoria Significados