Significado de Hostil

O que é Hostil

Hostil é um adjetivo que chegou até a língua portuguesa derivado de um adjetivo latino bastante semelhante: hostile. Este, por sua vez, é a forma derivada do substantivo hostis, que quer dizer “inimigo”.

Assim, o significado de hostil, ao pé da letra, é “aquilo que é do inimigo” ou “aquilo que vem do inimigo”.

O que é hostil

Hostil é um adjetivo utilizado para definir ou qualificar o sentimento despertado por um ambiente ou uma pessoa que contraria ou desafia os padrões normais de convivência em sociedade. Em outras palavras, pode ser classificado como sendo hostil o que se opõe aos critérios convencionados de uma convivência aceitável.

Assim, de maneira geral, o adjetivo hostil é empregado para caracterizar pessoa ou ambiente que possui uma apresentação contrária à esperada, sendo negativa, provocante, agressiva ou adversa.

A partir do adjetivo hostil surge o verbo hostilizar, que é utilizado em ações provocativas, servindo para definir atos agressivos ou desagradáveis.

Há, ainda, um substantivo derivado do adjetivo hostil: hostilidade. Agir com hostilidade é agir de maneira agressiva, provocativa, desagradável.

Uma pessoa hostil ou que age com hostilidade de maneira frequente é alguém que tem poucos amigos e muitos inimigos e que passa boa parte de seu tempo arranjando confusão.

A hostilidade presente em um indivíduo pode ter como causa alguma espécie de problema ou desequilíbrio emocional. Pode também ter a ver com algum fator físico, como um desequilíbrio hormonal, por exemplo. No século XXI, uma das maiores causas de hostilidade, porém, é externa: o estresse é um dos grandes responsáveis por pequenas atitudes hostis do dia a dia.

A hostilidade pode acarretar no desenvolvimento de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares que, se não observadas e tratadas, podem evoluir até mesmo para um ataque cardíaco.

Quando se fala de ambiente ou clima hostil, por outro lado, é devido à existência, nesse local, de algum elemento que possa ser utilizado para agredir alguém. Essa agressão pode ser física, verbal ou moral e também pode ocorrer de maneira direta ou indireta.

Também pode ser chamado de ambiente hostil um local que pareça ou seja mal cuidado ou sujo. Também pode ser assim classificado um local que possua muito barulho, a ponto de incomodar.

Muito mais ao pé da letra, também é considerado como sendo hostil um ambiente no qual ocorreram catástrofes ou tragédias, ou ainda lugares muito perigosos ou de acesso muito difícil para as pessoas.

 

 

O significado de Hostil está na categoria Significados