Significado de HTML

O que é HTML

HTML é a sigla usada para HyperText Markup Language, expressão da língua inglesa que, na língua portuguesa, tem como significado Linguagem de Marcação de Hipertexto.

A linguagem HTML (HyperText Markup Language) é uma das tantas outras linguagens utilizadas no desenvolvimento de sites e são feitas por códigos que definem conteúdos próprios, seguindo uma sintaxe específica.

O HTML possui códigos usados na criação de páginas da web. Os códigos para definir o tamanho da letra, tipo usado, espaçamento entre linhas e palavras, ajuste de cor e outros diversos parâmetros da formatação de um site — além de possibilitar a edição de documentos que são acessíveis a quaisquer tipos de computadores, tablets e celulares e acessados via internet.

Um documento em HTML é um simples texto transformado em hipertexto, cuja formatação pode ser feita com pouca tecnologia, em um simples editor como o Bloco de Notas do Windows ou o Editor de Texto para os usuários de Mac.

O tema é estudado em trabalhos acadêmicos e para escrever nessa linguagem, não é preciso conhecer as normas da ABNT e sim os códigos em que a linguagem é composta. Esses códigos são conhecidos como tags, eles indicam a finalidade de todo item da página web.

Na prática, o HTML trabalha por meio de comandos na formatação de links, textos, imagens, tabelas, entre outros. Como norma, um HTML é um documento que sempre tem inicio com a tag HTML e seu final com a tag /HTML.

Ainda inclui um cabeçalho, onde é representado o título da página e um corpo em que o conteúdo dessa página está. Próximo ao que acontece com o HTML, o cabeçalho tem o começo com a tag HEAD e termina com a tag /HEAD.

Para entender como utilizar o código HTML, é necessário saber o básico sobre as suas tags. Os navegadores, conhecidos por browsers, encontram as tags e exibem a página de acordo com o que foi executado pelo HTML.

O criador de tal linguagem é Tim Barners Lee, que construiu seu projeto na década de 1990. Hoje, os critérios, normas e bases da linguagem são responsabilidade da W3C, World Wide Web Consortium.

Em sua evolução, encontra-se o XHTML, uma linguagem que possui a sintaxe, ou seja, o modo de construir mais rígido, tendo XML como base. Além desses, ainda há o HTML 5, que é a quinta versão da linguagem que vem com vantagens e recursos novos, onde se destaca a manipulação de imagens e conteúdo multimídia.

O significado de HTML está na categoria Significados