Significado de Humildade

O que é Humildade

Humildade é uma palavra que se origina com a palavra “humus”, utilizada na língua grega e também na língua latina. Humus, literalmente, significa “terra”. Nas línguas clássicas o significado de humildade tinha a ver com coisas rasteiras, perto da terra, da natureza, ou seja, com pouca elevação. Com o tempo, por extensão, passou a designar a virtude humana de não ser superior, mas igual.

Antes de chegar ao português, a palavra humus deu origem ao substantivo latino “humilitas”, de mesmo significado do adjetivo português.

O que é humildade

A humildade é uma característica ou qualidade que possui uma pessoa que age com simplicidade, sem arrogância, soberba ou prepotência em suas atitudes ou palavras.

A humildade é uma virtude, o que quer dizer que é algo positivo. Uma pessoa humilde reconhece suas limitações, não usa de falsa modéstia para receber elogios, não se deixa levar pelo orgulho e não acredita ser mais importante que o restante.

É bastante comum que pessoas que não são humildes sejam irritantes ou incomodem o restante de alguma forma, assim, é comum pedir que alguém aja com humildade para que se torne de trato mais fácil e uma pessoa mais acessível.

A palavra humilde também costuma ser utilizada como sinônimo de poucos recursos econômicos, como um eufemismo para pobreza.

A humildade é, ainda, uma virtude exaltada nos livros bíblicos.

O significado de Humildade está na categoria Significados